Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 05/08/2019 11:13:13

"Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura promovem capacitação técnica"

Na última terça-feira (30/07), a Prefeitura Municipal de Descalvado, através da Secretaria de Educação e Cultura (SEEC), promoveu um encontro de capacitação técnica para os gestores e coordenadores pedagógicos do município, sob a orientação da professora Palmira Tolotti, onde foram abordadas as temáticas de replanejamento e da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP).

O retorno do recesso escolar é um momento importante para a educação, uma vez que os gestores, coordenadores e professores realizam o replanejamento das ações didático-pedagógicas, buscando traçar as metas e objetivos para que ocorra a aprendizagem significativa dos alunos. Para isso a professora Palmira conduziu os participantes em reflexões acerca dos diferentes papéis exercidos quando da realização de um replanejamento, além de oficinas que permitiram que os presentes se apropriassem da temática para um trabalho concreto nas respectivas Unidades Escolares.

Como cada escola possui características peculiares, considerando a sua localização, o grupo de professores, a comunidade e a público atendido, há um documento, denominado Projeto Político Pedagógico, que direciona a atuação dos diversos sujeitos envolvidos na Educação. Este documento reúne várias propostas pedagógicas para um processo de ensino e aprendizagem que tem a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, críticos e responsáveis. Para tal, a formadora conduziu reflexões inerentes ao ambiente educacional, à prática pedagógica e avaliativa, ao processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, à gestão democrática, às formações aos profissionais que atuam na escola, ao espaço físico escolar e ao acesso e permanência dos alunos na escola. Tais temas constituem-se como linhas reflexivas para a construção deste documento que traça a identidade e a proposta pedagógica da escola, de onde emergirão as aprendizagens.

A professora Palmira Tolotti é graduada em Letras, tem especialização em Gestão da Educação Municipal, em Gestão Pública com Ênfase nos Programas Federais, além de ser analista de Políticas Públicas com especialização na Universidade de Harvard Kennedy School (Boston/EUA).

A formação proporcionada pela SEEC teve a intenção de instrumentalizar a ação dos gestores e coordenadores para o Replanejamento e para a construção do Projeto Político Pedagógico em busca de uma maior compreensão e da construção de uma educação pautada no pleno desenvolvimento do aluno e da comunidade escolar.

Publicado em:2019-08-05-11:13:13