Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 23/10/2025 13:41:44

"Reunião com representantes do Horto da Aurora define primeiro passo para denominação das vias do assentamento"

""

Reunião com representantes do Horto da Aurora define primeiro passo para denominação das vias do assentamento


No último dia 09, o Prefeito Municipal Luisinho Panone recebeu representantes do assentamento rural Horto da Aurora para tratativas visando a denominação das vias, medida que busca facilitar localização, serviços públicos e garantir mais dignidade aos moradores do local.

Os representantes Toninho Utrera, Donizete Justimiano e Claudionor dos Santos (Macarrão) explicaram que a falta de nomes nas vias não causa apenas dificuldades práticas, como a localização e a chegada de correspondências, mas também simboliza a ausência de reconhecimento oficial.

Sensível a essa demanda, o Prefeito determinou à Secretaria de Obras e Planejamento Urbano a elaboração de Projeto de Lei, que já foi protocolado na Câmara Municipal, visando a identificação e nomeação das vias existentes no assentamento rural, enfatizando que a medida, que visa promover melhorias na sinalização e localização das áreas habitadas, atende a uma demanda antiga da população do Horto da Aurora.

É inegável que atualmente os moradores dos assentamentos enfrentam dificuldades com a ausência de endereços claros e definidos. Com a predominância da divisão por quadras e lotes, muitas vezes é confuso localizar residências e propriedades, o que afeta diretamente o acesso a serviços essenciais, como entregas, atendimentos de saúde, segurança pública e até mesmo visitas técnicas e administrativas.

“Levar dignidade para o campo também é pensar em detalhes como o endereço. Estamos dando um passo importante para garantir mais organização e visibilidade às famílias do assentamento”, afirmou Luisinho Panone.

Com a nomeação das vias — que funcionam como ruas e avenidas dentro do assentamento — será possível padronizar os endereços rurais, contribuindo para a valorização das comunidades, o fortalecimento da cidadania e a ampliação da presença do poder público nas áreas mais afastadas do centro urbano.

A ação também facilitará a logística para ônibus escolares, unidades de saúde e outros atendimentos públicos que dependem de localização precisa.

A escolha dos nomes foi realizada de forma responsável, respeitando a identidade cultural e histórica da comunidade rural e agora o Projeto de Lei será apreciação da Câmara Municipal.

A proposta reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento ordenado de todo o território de Descalvado — urbano e rural.

Publicado em:2025-10-23-13:41:44
Fonte: Assessoria de Comunicação