NotÃcias
"Reunião com representantes do Horto da Aurora define primeiro passo para denominação das vias do assentamento"
""
 
		                		                No último dia 09, o Prefeito Municipal Luisinho Panone recebeu representantes do assentamento rural Horto da Aurora para tratativas visando a denominação das vias, medida que busca facilitar localização, serviços públicos e garantir mais dignidade aos moradores do local.
Os representantes Toninho Utrera, Donizete Justimiano e Claudionor dos Santos (Macarrão) explicaram que a falta de nomes nas vias não causa apenas dificuldades práticas, como a localização e a chegada de correspondências, mas também simboliza a ausência de reconhecimento oficial.
Sensível a essa demanda, o Prefeito determinou à Secretaria de Obras e Planejamento Urbano a elaboração de Projeto de Lei, que já foi protocolado na Câmara Municipal, visando a identificação e nomeação das vias existentes no assentamento rural, enfatizando que a medida, que visa promover melhorias na sinalização e localização das áreas habitadas, atende a uma demanda antiga da população do Horto da Aurora.
É inegável que atualmente os moradores dos assentamentos enfrentam dificuldades com a ausência de endereços claros e definidos. Com a predominância da divisão por quadras e lotes, muitas vezes é confuso localizar residências e propriedades, o que afeta diretamente o acesso a serviços essenciais, como entregas, atendimentos de saúde, segurança pública e até mesmo visitas técnicas e administrativas.
“Levar dignidade para o campo também é pensar em detalhes como o endereço. Estamos dando um passo importante para garantir mais organização e visibilidade às famílias do assentamento”, afirmou Luisinho Panone.
Com a nomeação das vias — que funcionam como ruas e avenidas dentro do assentamento — será possível padronizar os endereços rurais, contribuindo para a valorização das comunidades, o fortalecimento da cidadania e a ampliação da presença do poder público nas áreas mais afastadas do centro urbano.
A ação também facilitará a logística para ônibus escolares, unidades de saúde e outros atendimentos públicos que dependem de localização precisa.
A escolha dos nomes foi realizada de forma responsável, respeitando a identidade cultural e histórica da comunidade rural e agora o Projeto de Lei será apreciação da Câmara Municipal.
A proposta reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento ordenado de todo o território de Descalvado — urbano e rural.
Publicado em:2025-10-23-13:41:44
		                    Fonte: Assessoria de Comunicação		                    
