Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 03/07/2017 16:15:41

"Prefeitura começa a operar o novo transbordo licenciado pela CETESB"

"Local está preparado para receber até 60 toneladas de lixo doméstico por dia. Dentro de 180 dias o setor de Obras Municipal deverá providenciar a cobertura"

Prefeitura começa a operar o  novo transbordo licenciado pela CETESB


Graças ao  empenho  da administração Becão Reschini e Luiz Carlos Vianna, com o apoio dos vereadores, Descalvado começou a operar esta semana a nova área de transbordo de resíduos sólidos domiciliares (lixo doméstico) em área devidamente licenciada pela CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, através dos esforços das  Secretarias  de Obras e SEMARH. O transbordo está instalado dentro da área reservada da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, na estrada do “Ranchão”.

Vale lembrar que a Prefeitura vem amargando com o pagamento de multas de gestões passadas pela negligência de operação em  transbordo irregular. Primeiro foi instalado na antiga Cava Funda, depois transferido para a área onde seria instalada a  cervejaria ‘Donna’, considerada área de proteção ambiental e, por último de forma provisória, próximo ao antigo  matadouro municipal – às margens da SP-215.

Este é  mais um problema crônico que está sendo resolvido pela atual administração dentro das exigências e normas técnicas da lei, dentre as quais exigiu-se a instalação de caçambas estacionárias para depósito do  lixo, caixas  coletoras  de  chorume, medidas  de contenção de arraste de resíduos pela ação dos  ventos, implantação de barreira  vegetal em todo o perímetro da  área de transbordo, higienização geral do local bem como o controle de aves, insetos, roedores e demais vetores.

Dentre as exigências também  está a realização da coleta seletiva para a diminuição do lixo, através  de uma triagem, que segundo o engenheiro do setor de Obras, Cláudio Fuzaro já está sendo feita, o que tem gerado grande  economia no custeio do transbordo do lixo. “A nossa expectativa é de que se reduzam ainda mais esses custos”, comenta o prefeito Becão.

O novo transbordo  foi construído para uma capacidade diária de  60 toneladas de lixo. A Prefeitura tem um prazo de 180 dias para providenciar a cobertura do local  e a licença concedida pela CETESB é válida até 2022.

Na última terça-feira, 27, Becão esteve pessoalmente fiscalizando a  execução do transbordo, acompanhado do secretário da SEMARH, Valdecir Marcolino  e do  engenheiro Fuzaro. Becão frisou que esse trabalho terá um acompanhamento constante de ambas as  secretarias para garantir a segurança sanitária do local.

Publicado em:2017-07-03-16:15:41
Fonte: Assessoria de Comunicação