NotÃcias
"Descalvado participa de seminário nacional sobre gestão fazendária"
""

A Prefeitura de Descalvado participou do 14º Seminário de Gestão Pública Fazendária (SGESP), realizado no fim de julho, em Ribeirão Preto (SP), pela Associação das Secretarias Municipais de Finanças do Estado de São Paulo.
O município foi representado pelos secretários municipais Edilson Pereira de Godoy (Finanças) e Gustavo de Freitas (Administração). O evento reuniu especialistas, técnicos e gestores de diversas regiões do país para discutir os desafios e perspectivas da administração fazendária municipal.
A edição deste ano teve como foco central a reforma tributária e seus impactos sobre a arrecadação, o planejamento e a cultura organizacional das secretarias de finanças. Ao longo da programação, foram debatidas estratégias para a transição ao novo modelo de tributação sobre o consumo, com ênfase em inovação, cultura de resultados e fortalecimento da liderança técnica.
Com palestras temáticas de grande importância para o setor público, o Seminário foi uma excelente oportunidade de capacitação para os servidores presentes. O foco foi o aumento da arrecadação nesse momento de transição para a Nova Reforma Tributária, que alterará o Sistema Tributário Nacional com a criação do IBS (Imposto sobre Bens e Serviços) e a extinção do ISS e do ICMS. Também foram abordados temas como Atualizações Técnicas Contábeis, Orçamento, Nova Era da Eficiência Pública, Inovações no Setor Público, Saúde Fiscal dos Municípios, Inteligência Artificial, Relatórios de Sustentabilidade, entre outros.
Dada a importância do evento, a Divisão de Arrecadação, Contabilidade e Tesouraria, por meio de seus Diretores, Chefes, Agentes Fiscais Tributários, Contadores e Escriturários, também participou do seminário, que incluiu a Oficina de Auditoria Fiscal e a Imersão na Reforma Tributária. Os temas abordados incluíram o aumento da eficiência na fiscalização e arrecadação do IPTU, ITBI e ISS, além da Oficina de Contabilidade Pública Avançada, que trouxe os impactos da Reforma Tributária na contabilidade pública, bem como palestras sobre a Lei Complementar 214/2025, com diretrizes para os exercícios vindouros em relação ao IBS e CBS.
É de grande importância para a eficiência da gestão municipal que seus servidores participem desses cursos e seminários, a fim de aprimorarem seus conhecimentos, objetivando a aplicação correta da legislação vigente. Esse é um compromisso da administração municipal: oferecer capacitação e treinamento à sua equipe.
Publicado em:2025-08-07-16:06:01
Fonte: Assessoria de Comunicação