Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 19/04/2024 16:05:38

"Alunos fazem mobilização pelo Jardim do Lago recolhendo materiais inservíveis"

"Os 365 alunos da EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha saíram às ruas nos dias 12 e 15 de abril acompanhados por professores e equipe de saúde"

Alunos fazem mobilização pelo Jardim do Lago recolhendo materiais inservíveis

Numa união de esforços da Prefeitura de Descalvado com a Saúde e a Educação, no último dia 12 de abril e no dia 15, alunos de 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental I, da EMEF Prof. Francisco Fernando Faria da Cunha, Bairro Jardim do Lago, participaram de uma ação de orientação e combate ao mosquito da dengue, coordenada pela direção da escola, professores, NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) com apoio de agente de saúde da USF do Jardim Colonial.

O NASF, através da médica veterinária Eukira Monzani, realizou um trabalho de conscientização no combate à dengue em todas as escolas da rede municipal e, a EMEF do Jardim do Lago decidiu ampliar e explorar mais o tema fazendo uma parceria com a Secretaria de Saúde promovendo uma mobilização aos arredores do bairro.

Na sexta-feira, todos os alunos da parte da manhã saíram às ruas acompanhados pela diretora Simara Franzin Saggiorato, os professores de cada turma, juntamente com a Eukira Monzani e a agente de saúde Tamiris da Silva, com a devida proteção de uma viatura policial.

Os alunos entregaram folhetos de orientação sobre como combater o Aedes aegypti, conversaram com os moradores e recolheram os materiais inservíveis que encontraram pelas ruas, munidos com luvas, máscaras e sacos plásticos. Os alunos menores usaram uma máscara simbolizando o mosquito da dengue.

Ao todo 365 alunos estiveram envolvidos nesta mobilização e todo material recolhido foi encaminhado para o devido descarte.

Professora do 5º ano A, Débora Kastein Martinelli disse que esse trabalho de conscientização e orientação aos alunos vem sendo desenvolvido na escola desde o início do ano em parceria com a Secretaria de Saúde. “As crianças cumpriram com o seu papel em casa olhando os possíveis foco da dengue, colocando sal uma vez por semana e achamos que poderia ser uma ação maior”. A decisão de um mutirão pelo bairro foi apresentada em debate pelos alunos nas salas de aula, com o objetivo de atingir mais pessoas.

Em meio à multidão de alunos, Luís Augusto Lima Fuzaro de dez anos, aluno do 5º B, foi destaque nessa mobilização e surpreendeu a todos por sua desenvoltura e conhecimento sobre o tema. “As pessoas não se previnem muito contra a dengue, então a gente fez esse trabalho para passar recolhendo todo o lixo que possa acumular água e fazer o descarte certo desse lixo. Isso é para a saúde de todos que moram nessa cidade”, explicou o aluno.

A direção da escola e a equipe de saúde agradecem à Polícia Militar pelo apoio e segurança durante a ação, bem como aos moradores que gentilmente receberam os alunos.

Publicado em:2024-04-19-16:05:38