Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 16/11/2023 16:38:02

"Prefeitura, SEMARH e Defesa Civil pedem apoio da população para o uso consciente de água"

"Último final de semana registrou um consumo de 15 milhões de litros de água. Defesa Civil está fiscalizando as casas e dando orientações aos moradores"

Prefeitura, SEMARH e Defesa Civil pedem apoio da população para o uso consciente de água


O prefeito Becão Reschini está solicitando o apoio da população para que não se desperdice água, tendo em vista as altas temperaturas previstas para até 15 dias em toda a região e o consequente aumento do uso da água.  O sistema de abastecimento de Descalvado registrou o consumo de 15 milhões de litros de água no último final semana, muito acima da média normal de 9 a 11 milhões.

Algumas cidades já sofrem com o desabastecimento e o exemplo é a cidade de Américo Brasiliense que está levando água a alguns bairros por caminhão-pipa.

O diretor da SEMARH (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Valdecir Marcolino, iniciou esta semana uma campanha de alerta para o uso consciente da água, com o apoio da Defesa Civil do Município e da Divisão de Meio Ambiente da SEMARH, na fiscalização em alguns pontos da cidade para flagrar o desperdício de água, principalmente na lavagem de calçadas e de veículos na rua.

Em primeiro momento está sendo passada uma orientação para que o munícipe tenha consciência de não desperdiçar água e que o consumo seja para as necessidades básicas. Num segundo momento haverá uma notificação e, a SEMARH está buscando meios legais para a aplicação de multas em casos de reincidência.

Como Descalvado está em constante contato com as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPEDEC) das regiões de Araraquara e São Carlos, as notícias são de desabastecimentos por diversos motivos, entre eles o consumo excessivo de água para driblar o calor em várias cidades.

O fato chama a atenção do prefeito e do diretor da SEMARH pelos dados do consumo de água no último final de semana que chegou a 15 milhões de litros. Um aumento significativo de 4 milhões na média normal.

Segundo as informações, Descalvado não está com falta de água, alguns problemas que surgiram nas últimas semanas foram pontuais e já estão resolvidos, a preocupação é justamente o desperdício.

Descalvado é uma das poucas cidades da região que não tem histórico de crise hídrica. Além das represas de abastecimento, ao longo dos tempos houve investimentos em poços artesianos que hoje chega ao número 23 e mesmo assim, já há um planejamento futuro para ampliação na captação de água devido ao crescimento imobiliário e de novos empreendimentos no município.

“Não temos grandes problemas com o desabastecimento de água, mas poderemos ter, a previsão dos termômetros para a região pode passar dos 40 graus”, alerta Marcolino que faz uma análise da baixa tarifa paga pelo contribuinte - o que não pesa no bolso quando exagera no consumo - e, a associação com as altas temperaturas dos últimos dias até os próximos 15 dias, poderá sim afetar o abastecimento da cidade se não houver um consumo consciente.

A orientação é para não lavar calçadas, quintais e veículos durante este período crítico de altas temperaturas para garantir o bem-estar da população sem o risco de desabastecimento.

 

Crise na Região

Américo Brasiliense - A crise de desabastecimento na cidade de Américo Brasiliense é recorrente desde 2015, principalmente para o Bairro Santa Terezinha que no último final de semana levou a população às calçadas com baldes e galões para receberem água do caminhão-pipa.

São Carlos - moradores voltaram a reclamar da falta d’água nos últimos dias, diante do extremo calor na cidade. Na quarta-feira (15), o SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) informou que a interrupção do abastecimento é, novamente, em decorrência do alto consumo.

Em entrevista à EPTV Central, a autarquia explicou que a vazão de saída de água dos sistemas de abastecimento tem apresentado um consumo igualmente elevado e desproporcional para o período com risco de faltar água em 15 regiões da cidade.

Jaguariúna - parte da cidade ficou sem água durante todo o fim de semana após o rompimento de uma adutora, mesmo com os reparos feitos, as altas temperaturas elevaram o consumo de água mantendo baixo os níveis dos reservatórios.

Araraquara – no último dia 9, quinta-feira, diversos pontos da cidade ficaram sem água por problemas de falta de energia elétrica, após um temporal.

Porto Ferreira - na segunda semana de novembro, sofreu com falta de água devido ao rompimento de uma adutora. Vários bairros ficaram sem água, hospitais e escolas foram abastecidos por caminhão-pipa.

Publicado em:2023-11-16-16:38:02
Fonte: Assessoria de Comunicação