Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 18/04/2024 17:32:20

"3ª Reunião Descentralizada CEI"

"Descalvado participa da discussão sobre o envelhecimento da população, em Presidente Prudente"

3ª Reunião Descentralizada CEI

Nos dias 8 e 9 de abril, Descalvado participou da 3ª Reunião descentralizada do Conselho Estadual do Idoso (CEI), na cidade de Presidente Prudente (SP), no Teatro “Paulo Roberto Lisboa” do Centro Cultural Matarazzo, com representantes do Conselho Municipal do Idoso para tratar da preparação dos municípios para o envelhecimento da população.

Presidente Prudente foi escolhida como sede desta reunião por ser a cidade paulista com maior índice de população idosa do Estado,12%. A realidade do envelhecimento da população já está afetando grande parte dos municípios e em Descalvado, o prefeito Becão Reschini já tem pensado em ações futuras, como a criação de creches para idosos.

Representaram Descalvado a secretária do Conselho Marly Colognesi Reschini, Ercília Maria Custódio Recco, Solange Andrade Cardoso – membros do Conselho e, a motorista do grupo, Andrea Cristina Araujo.

Entre os objetivos da 3ª Reunião está o fortalecimento dos Conselhos Municipais e, a programação ofereceu aos participantes experiências regionais exitosas como alternativas para o atendimento da população idosa.

Foram várias palestras e apresentações de manifestações culturais desenvolvidas com a classe idosa, entre as quais chamou a atenção das representantes do Conselho do Idoso de Descalvado a Capoeira Adaptada para a Terceira Idade.

No ano passado, a 2ª Reunião aconteceu no Município de Caraguatatuba trazendo grandes oportunidades aos conselhos em participarem  de um Edital de Chamamento Público, destinado à seleção de propostas e celebração de convênios e parcerias do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com Organizações da Sociedade Civil (OSC), mediante formalização de termos de fomento, e de propostas para celebração de convênios com Municípios paulistas, para a consecução de finalidade de interesse público e recíproco, envolvendo a transferência de recursos financeiros do Fundo Estadual do Idoso.

Segundo Marly Colognesi, o Conselho de Descalvado tem sido bastante atuante oferecendo uma gama de atividades e atendimentos através do Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Bairro Santa Cruz, incluindo o serviço de transporte gratuito aos usuários do CCI, além de manter o Fundo Municipal do Idoso regularizado e participativo. O Conselho do Idoso é vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS).

O Conselho Estadual da Pessoa Idosa (CEI) - é um órgão deliberativo paritário vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), com fundamento na lei n° 12.548, de 27/02/2007, com as seguintes atribuições:

*Articular, mobilizar, estimular, apoiar, fiscalizar e deliberar projetos, questões relativas à Política Estadual do Idoso em todas as suas instâncias, em consonância com a Política Nacional do Idoso e do Estatuto do Idoso (artigos 52 e 53);

*Buscar parcerias com os órgãos públicos e instituições da sociedade civil, com foco na execução dos seus objetivos e cumprimento da Política concernente à pessoa idosa;

*Opinar sobre os critérios de atendimento e recursos financeiros destinados pelo Estado às Instituições que prestam serviços às pessoas idosas;

*Apoiar todas as iniciativas que visam promover a pessoa idosa em qualquer lugar do estado.

Publicado em:2024-04-18-17:32:20