Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 22/05/2025 16:38:21

"Atenção, Região Central! Qualifica SP oferece mais de 100 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos"

""

Atenção, Região Central! Qualifica SP oferece mais de 100  vagas em cursos profissionalizantes gratuitos


O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está com 115 vagas abertas para cursos gratuitos e presenciais de qualificação profissional do Qualifica SP, programa voltado à introdução ou recolocação de pessoas no mercado de trabalho. Os moradores da Região Central interessados devem se inscrever pelo site qualificasp.sp.gov.br até o dia 25 de maio.

 

A oferta do Qualifica SP conta com aulas presenciais em três cidades da região e serão promovidas por professores do SEST/SENAT nas unidades da instituição. Confira os cursos, horários e endereços:

 

  • Araraquara (35 vagas)
    • Cursos disponíveis: Pacote de Informática (15 vagas - tarde); Operador de Empilhadeira (20 vagas - tarde);
    • Local: SEST SENAT - Araraquara (Rua Antenor Elias, 1450 - Centro Empresarial e Industrial Omar Maksoud)

 

  • Porto Ferreira (40 vagas)
    • Cursos disponíveis: Auxiliar Administrativo (20 vagas - noite); Operador de Empilhadeira (20 vagas - noite);
    • Local: SEST SENAT - Porto Ferreira (Av. Júlio de Oliveira Dorta, 1800 - Centro Empresarial Ferreirense)

 

  • São Carlos (40 vagas)
    • Cursos disponíveis: Auxiliar Administrativo (20 vagas - manhã); Gestão de Pessoas (20 vagas - manhã);
    • Local: SEST SENAT - São Carlos (Rua Vera Lucia Maiello César, 395 - Parque Novo Mundo)

 

As vagas estão distribuídas entre duas modalidades do programa: Novo Emprego (NE): voltado a jovens e adultos entre 25 e 59 anos que desejam se qualificar em uma nova área ou iniciar uma nova carreira; e Meu Primeiro Emprego (MPE): direcionado a jovens de 16 a 24 anos que buscam a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho.

 

A escolha dos cursos foi realizada após análises das demandas de mercado em todo o território estadual. O objetivo é fazer a conexão entre aprendizado e empregabilidade, oferecendo treinamento em segmentos em que há vagas em aberto.

 

Como se inscrever

As inscrições devem ser realizadas pelo site do programa até o dia 25 de maio. Podem participar candidatos alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo e com idade compatível com a modalidade escolhida. Caso o número de inscritos ultrapasse o número de vagas, serão priorizadas pessoas menores de idade, com deficiência, desempregadas e com baixa renda.

 

A convocação será feita por e-mail, e os selecionados deverão comparecer à unidade escolhida para confirmar a matrícula nos dias 26 ou 27 de maio.

 

As aulas têm previsão de início para o dia 28 de maio. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas do curso.

 

Serviço

Inscrições para cursos profissionalizantes do Qualifica SP – Novo Emprego e Meu Primeiro Emprego

Quantidade de vagas: 115 vagas

Formato: Presencial

Inscrições: até 25 de maio

Início das aulas: 28 de maio (previsão)

 

Sobre a SDE

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), do Governo do Estado de São Paulo, exerce papel fundamental para a reindustrialização e atração de investimentos com foco na geração de emprego, renda e desenvolvimento regional. Além disso, conta com programas de capacitação profissional e ações de fomento ao empreendedorismo, que incluem linhas de microcréditos do Banco do Povo. A pasta tem como instituições vinculadas: InvestSP, Desenvolve SP e Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Publicado em:2025-05-22-16:38:21
Fonte: Assessoria de Comunicação