Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 19/04/2024 16:04:31

"Concurso Público 2024 - Prefeitura pressiona empresa para retomar cronograma de divulgação"

"Embrasil informou ter passado por problemas técnicos e tecnológicos em seus sistemas"

A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria Municipal de Administração informa a todos os candidatos que se inscreveram e prestaram as provas objetivas do Concurso Público 2024, realizado no último dia 24 de março, que vem acompanhando todas as etapas do certame realizado pela empresa Embrasil e que o atraso nas divulgações dos cronogramas se deu a um problema técnico e tecnológico da empresa em seus sistemas, que retoma esta semana todos os trâmites.

Na terça-feira, dia 16, o site da Embrasil publicou o novo cronograma do Edital 002, referente às vagas para agente comunitário de saúde e, na quinta-feira, dia 18, estava prevista a publicação do resultado dos recursos interpostos contra o gabarito preliminar de provas e os gabaritos definitivos das provas objetivas. Essa publicação pode ser acessada pelo site oficial da Prefeitura de Descalvado https://www.descalvado.sp.gov.br/novoportal/prefeitura/index.php/welcome/publicacoes/866 . A partir do dia 24, próxima quarta-feira, outras publicações serão feitas.

A Secretaria de Administração tem respondido aos questionamentos que chegam via e-mail para a Prefeitura e, explica que nos casos em que a apresentação de títulos não foi possível, por uma falha no sistema antes do prazo final previsto, a empresa estará reabrindo o prazo para essa efetivação, com divulgação em breve.

Quanto às queixas do não cumprimento dos cronogramas divulgados nos editais do concurso (Edital 001/2024 e Edital 002/2024), vale frisar que nos próprios editais constavam a possibilidade de mudança nas datas conforme a necessidade de ajustes operacionais, tanto pela empresa quanto pela Prefeitura, o que não traz qualquer prejuízo aos candidatos.

Está prevista a publicação do novo cronograma do Edital 001 entre esta sexta-feira, dia 19, até o dia 23, terça-feira, com previsão ainda de divulgação do gabarito final no dia 24, através do site https://portal.concursosembrasil.com.br .

Segundo informações da empresa responsável pelo certame, tem sido grande a quantidade de recursos, o que leva à morosidade nas publicações.

Sobre os comentários de possibilidade de cancelamento do concurso, a Secretaria de Administração informa que não há parâmetros para tal. O atraso nas divulgações será suprido pelos novos cronogramas e esclarece que a administração pública vem agindo dentro da lei desde a contratação e execução do contrato com a empresa, bem como o acompanhamento na aplicação das provas. O Ministério Público e o Tribunal de Contas têm ciência da abertura do concurso e estão sendo informados sobre o seu andamento.

É importante lembrar que os recursos servem justamente para quem se sentir lesado, de alguma forma, e questionar. Sobre as queixas com relação às questões de prova, em resumo: cancelamento ou anulação, não haverá perda de pontuação e sim ganho.

A Prefeitura tem o prazo para a homologação final do certame até a primeira quinzena de junho.

Publicado em:2024-04-19-16:04:31