Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 21/03/2017 13:26:25

"Médica Veterinária fala sobre a atuação do NASF para alunos da Universidade Brasil"

"Saúde Única engloba saúde animal x ambiente x homem: o desequilíbrio de um deles indicará o surgimento de doenças"

Médica Veterinária fala sobre a atuação do NASF para alunos da Universidade Brasil


Nos dias 07 e 15 de março a médica Veterinária do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Eukira Monzani ministrou palestra aos alunos do 1º e 9º semestre do curso de Medicina Veterinária  da Universidade Brasil sobre o Papel do Médico Veterinário na Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, CCZ  (Centro de controle  de Zoonoses) e NASF.

O  enfoque foi na atuação no NASF pelo fato dos animais estarem cada vez mais próximos dos humanos, e desta maneira além de trazerem muita felicidade, auxiliar no desenvolvimento de crianças, em terapias, mas também podem transmitir doenças. “Hoje, fala-se sobre Saúde Única, que engloba saúde animal x ambiente x homem, caso um destes itens esteja em desequilíbrio, pode vir a causar doenças. A atuação do médico veterinário é relevante também pelos alimentos, em especial os de origem animal”, explicou Eukira.

A palestra abordou a  lista de doenças com notificação compulsória, da qual mais de 60% são de caráter zoonótico (doenças que podem ser transmitidas aos seres humanos por animais como o caso da raiva, ou até mesmo vetores como o Aedes Aegypti que transmite Dengue, Chikungunya, Zika, Febre Amarela). E ainda há a presença de animais sinantrópicos e peçonhentos, que estão  cada vez mais próximos das  residências: escorpiões, serpentes, roedores, aranhas, piolhos, entre outros.

Como Descalvado foi o primeiro município do Estado de São Paulo a incluir o Médico Veterinário no NASF, Eukira fez explanação sobre sua atuação no NASF levando em consideração todos os fatores acima mencionados, e também sobre a importância de esclarecer que atuando no NASF, o médico veterinário não faz atendimentos a animais, e sim realiza toda sua ação voltada à saúde humana através de orientações, visitas domiciliares, participação em grupos de famílias grávidas assim como outros grupos existentes nas unidades. Pode se dizer que é grande o leque de ações.

Publicado em:2017-03-21-13:26:25
Fonte: Assessoria de Comunicação