Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 25/05/2023 11:46:27

"ALERTA PROCON: Aposentados e pensionistas devem ficar atentos com o crédito consignado indesejado"

"Com a antecipação das parcelas do 13º salário bancos usam de artimanhas para induzir os beneficiários. Em 2022, o Procon registrou aumento de 60% nas reclamações"

ALERTA PROCON: Aposentados e pensionistas devem ficar atentos com o crédito consignado indesejado


Devido ao que ocorreu em anos anteriores, o Procon de Descalvado faz um alerta aos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que começam a receber a primeira parcela do 13º salário de 2023 neste fim do mês de maio, que vai até o dia 7 de junho, para não caírem na armadilha do crédito consignado indesejado praticado por algumas instituições bancárias.

Segundo o coordenador do Procon, Ademir Antônio Colombo, no ano passado houve um aumento de 60% nas reclamações sobre crédito consignado liberado na conta dos aposentados, neste mesmo período de recebimento de 13º salário, sem qualquer autorização prévia ou contrato.

Essa é uma estratégia dos bancos para induzir o aposentado a aderir a um crédito não solicitado, pois muitos, quando tiram o extrato da conta do benefício e se deparam com um valor de crédito disponível imaginam ter recebido o 13º integral.

Por isso é importante se atentar ao calendário de recebimento da primeira parcela do 13º e verificar se o valor do crédito é compatível. Colombo explica que se o aposentado não checar a que se refere o valor e sacar e ou usar e for um crédito consignado, terá que pagar as parcelas com juros previstos pelo banco ou devolver o valor.

Após o uso do crédito disponibilizado em conta não há muito o que fazer. A dica é para que ao perceber um crédito não solicitado, o aposentado entre em contato com o banco de sua conta e peça para retirar o valor de tal crédito, assim não fará confusão quando as parcelas do chamado abono de fato forem liberadas.

Caso a questão não seja resolvida de forma amigável, a pessoa poderá registrar sua reclamação no Procon de Descalvado, mediante apresentação dos documentos e um extrato bancário. O Procon funciona dentro da unidade do Poupatempo – Rua Cel. Arthur Whitacker, nº 137, centro.

A segunda parcela de adiantamento do 13º salário (para os que recebem até um salário mínimo) será paga de 26 de junho a 7 de julho, um período também propício para que as instituições bancárias continuem a disponibilizar crédito consignado automático sem solicitação.

Vale destacar que os consumidores têm direitos que devem ser respeitados em razão desses empréstimos não solicitados. Trata-se de uma prática abusiva, pois para que a devolução do valor seja feita, o consumidor tem um transtorno, além da cobrança indevida de juros.

Para os beneficiários que recebem aposentadoria acima de um salário mínimo as datas de liberação das parcelas são diferentes: a primeira parcela do abono deve ser paga de 1 a 7 de junho e, a segunda parcela será de 3 a 7 de julho, de acordo com o final do NIS (Número de Identificação Social).

Publicado em:2023-05-25-11:46:27
Fonte: Assessoria de Comunicação