Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 31/01/2023 16:03:39

"Convênio entre Prefeitura e Santa Casa - Redução na fila de espera por consultas especializadas de Urologia"

"Campanha Novembro Azul” revelou vários casos de exames de próstata alterados, aumentando a necessidade de um médico urologista"

Convênio entre Prefeitura e Santa Casa - Redução na fila de espera por consultas especializadas de Urologia


Através do convênio entre Prefeitura Municipal de Descalvado (via Secretaria Municipal de Saúde) e Santa Casa de Misericórdia, com o objetivo de zerar a fila de espera dos procedimentos de pequena e média complexidade, teve início, na última sexta-feira, 27, o atendimento do médico urologista, Dr. Fernando Miyada.

O secretário municipal de Saúde, Wander Bonelli, juntamente com a administração municipal do prefeito Becão Reschini e seu vice Diego da Global, em parceria com a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia, não estão medindo esforços em tornar mais próximos os atendimentos aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), reduzindo o acúmulo do número de consultas, exames e cirurgias gerado pelo período pandêmico (Covid-19), em várias especialidades médicas.

De acordo com relatos do secretário Bonelli e da diretora de Saúde, Luiza Tinelli, essa demanda reprimida das especialidades deveria ser atendida nas unidades de referência de alta complexidade da região (São Carlos, Américo Brasiliense, Araraquara, Taquaritinga e outras), o que não está sendo possível devido à superlotação.

Graças ao convênio entre Prefeitura e Santa Casa (vigente desde agosto do ano passado), o Ambulatório de Especialidades da Santa Casa está atendendo encaminhamentos para Neurologia, Ginecologia/Obstetrícia, Oftalmologia, Endocrinologia, Vascular, Ortopedia, Bucomaxilo, Cirurgia Geral, Avaliação Anestésica e a mais recente, Urologia.

O médico urologista fará consultas quinzenalmente, atendendo um total de 50 pacientes num período de 30 dias. Dr. Miyada é da cidade vizinha de Porto Ferreira, onde atua há muitos anos e, nesse primeiro momento estará fazendo a triagem dos pacientes para determinar os casos passíveis de cirurgia.

Bonelli explica que a “Campanha Novembro Azul” realizada nas sete unidades de Saúde do Município, em empresas privadas e nas igrejas, apresentou um grande número de testagem de exames de próstata com alterações, o que aumentou ainda mais a necessidade de atendimento por um urologista.

No momento, 16 pacientes estão diagnosticados como casos de pequena e média complexidade, que poderão ser operados na Santa Casa de Descalvado ou encaminhados para centros que atendem alta complexidade.

Quem tem encaminhamento para atendimento de especialidade médica em outra cidade e está na fila de espera poderá se dirigir diretamente ao CEME (Centro Municipal Especialidades) – responsável por redirecionar o atendimento para a Santa Casa, desde que esteja dentro do acordado no convênio.

De acordo com a gestora do CEME e auditora da Saúde Municipal, Ana Paula Brino Brassalotto, a maior demanda do município é na área de Oftalmologia que vem diminuindo gradativamente, com possibilidade de aumentar o atendimento aos pacientes depois do mês de março.

Para quem não tem guia de encaminhamento, deve procurar uma unidade de Saúde de acordo com a região que reside e ou está cadastrado, passar por uma consulta médica (clínico geral) e, de acordo com o entendimento clínico, emitirá uma guia de encaminhamento para uma especialidade médica do CEME.

Urologia -  é uma disciplina muito ampla que envolve tratamentos clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos de doenças relacionadas com os rins, o ureter, a bexiga, a uretra, o pênis, os testículos, hiperplasia e câncer de próstata, bem como distúrbios de características sexuais dos homens: disfunção erétil, ejaculação precoce (nos mais jovens), incontinência urinária, fimose, vasectomia.

As mulheres também são atendidas pelo especialista no quesito doenças cirúrgicas de rins, pedras nos rins, câncer renal, tumores, bexiga, sangue na urina e incontinência urinária. Doenças relacionadas à parte genital compete à área da Ginecologia.

Quando as pessoas devem procurar por um Urologista?

Dr. Miyada diz que depende muito da faixa etária da pessoa. “Nos homens, principalmente depois dos 45 anos, com histórico de câncer de próstata na família, dificuldades para urinar, cólica de rim e ou sangue na urina e ou, que tenham descendência negra”, explica.

Segundo a literatura médica, homens negros e com descendência negra têm aumento de risco de câncer de próstata de 10% mais do que outras pessoas. A partir dos 50 anos, todo  homem  deve  seguir a rotina de visitar o Urologista. 

Publicado em:2023-01-31-16:03:39
Fonte: Assessoria de Comunicação