Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 25/05/2023 11:41:14

"Ministério da Saúde orienta reforçar a aplicação da vacina Meningocócica C"

"Em Descalvado a vacina estará disponível até 30 de junho e será ampliada para trabalhadores da saúde e professores, com dose única"

Ministério da Saúde orienta reforçar a aplicação da vacina Meningocócica C


O Ministério da Saúde (MS) volta a orientar os estados brasileiros a manterem a vacinação meningocócica C (Conjugada) para crianças até 10 anos de idade (para quem não tomou) e amplia a aplicação de dose única para trabalhadores de saúde, para professores e agentes de organização de ensino que estão em contato direto com os alunos em sala de aula.

A Divisão de Imunização está enviando novas doses da vacina válidas para os meses de junho e julho. A vacina Meningocócica C previne infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis – causadora da meningite e septicemia (infecção da corrente sanguínea).

 A Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado, através da Coordenação do Centro de Saúde informa que a vacina estará disponível até o dia 30 de junho, na unidade de saúde do centro da cidade, nos mesmos horários das vacinas da Covid, Bivalente e Influenza, com horários especiais de segunda e quinta-feira, até às 19h.

 

Indicação da Vacina

A vacina meningocócica C (Conjugada) está implantada na rotina de vacinação para crianças com menos de um ano com o seguinte esquema vacinal: duas doses, aos três e cinco meses de idade, com intervalo de 8 semanas entre as doses, mínimo de 4 semanas e um reforço, preferencialmente aos 12 meses.

A vacinação foi disponibilizada desde julho de 2021 pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) para crianças até 10 anos, 11 meses e 29 dias, que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina na idade indicada.

Reforço

Em julho do ano passado a vacina foi também estendida temporariamente aos trabalhadores da saúde para aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade. A vacina esteve disponível até fevereiro desse ano. 

Publicado em:2023-05-25-11:41:14
Fonte: Assessoria de Comunicação