Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 10/07/2019 10:48:57

"Novos Agentes Comunitários de Saúde iniciam suas atividades no próximo dia 10 de julho"

""

Novos Agentes Comunitários de Saúde iniciam suas atividades no próximo dia 10 de julho


Na próxima quarta-feira (10), os 16 novos Agentes Comunitários de Saúde de Descalvado iniciarão seus trabalhos em diversas regiões da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, nesse primeiro momento eles estarão se apresentando nas comunidades e explicando suas funções, além de fazer uma atualização cadastral dos moradores de cada um dos bairros atendidos.

O trabalho terá início pela região leste do município, que abrange os bairros do Jardim Albertina, Parque Milênio, Parque Vitória, Portal dos Coqueiros, São Cristóvão e Ricardo Cesar. Através da atualização cadastral, poderão ser feitos o diagnóstico situacional de cada micro área. Assim, o município descobre problemas que muitas vezes não chegam as Unidades de Saúde da Família, tais como pessoas acamadas, mães que não fazem pré-natais e outras doenças diversas.

Todos os novos agentes estarão devidamente uniformizados e identificados com crachás. Serão solicitados aos moradores alguns documentos, como o cartão SUS e o Cartão Único, caso o morador já possua. Vale ressaltar que, apesar das visitas contarem com a participação dos 16 novos agentes, alguns deles, após essa primeira etapa, estarão sendo direcionados para outras regiões do município.

CONTROLE DE VETORES – Concomitantemente as visitas dos Agentes Comunitários de Saúde, a equipe de Controle de Vetores também estará realizando vistorias nas residências visitadas, para a identificação de possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue, zika, e chikungunya.

Apesar de não estarmos em época de calor de chuvas, onde há uma maior propagação dos criadouros e incidência de pessoas que contraem dengue, por exemplo, a Secretaria de Saúde explica que por serem bem pequenos (com cerca de 0,4 mm) os ovos do Aedes Aegypti adquirem resistência ao ressecamento muito rápido. Aproximadamente 15h após a postura eles já são capazes de resistir a longos períodos de ressecamento, podendo ficar até 450 dias no seco. Esta resistência permite que sejam transportados a grandes distâncias, em recipientes secos, e que sobrevivam por um ano inteiro até o próximo verão, quando o clima chuvoso e quente poderá levar à sua eclosão e à formação das larvas e, depois, do mosquito.

Além disso, os moradores visitados também estarão recebendo informações importantes sobre o combate aos criadouros do mosquito transmissor da dengue, bem como dos riscos de se contrair a doença.

Publicado em:2019-07-10-10:48:57
Fonte: Assessoria de Comunicação