Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 23/09/2022 12:00:15

"Cerimônia de fechamento do Obelisco acontece neste sábado"

"Monumento localizado na Praça do Centenário foi aberto durante as comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, e agora receberá documentos e objetos atuais que serão desenterrados daqui a 50 anos."

Cerimônia de fechamento do Obelisco acontece neste sábado

Neste sábado, dia 24 de setembro, a Prefeitura Municipal de Descalvado, por intermédio da Secretaria de educação e Cultura (SEEC) fará a cerimonia de fechamento do Obelisco – monumento construído há 100 anos na Praça do Centenário (atrás da Igreja Matriz) e que por duas oportunidades acondicionou documentos e objetos de épocas passadas.

Esta será a terceira vez que o Obelisco será o guardião do importante acervo nele depositado, do qual será redescoberto daqui a 50 anos, mais precisamente no dia 7 de setembro de 2072. A primeira vez que foram depositados documentos e objetos sob o monumento histórico foi no dia 7 de setembro de 1922, quando se comemoravam os 100 anos da Independência do Brasil e Descalvado experimentava um dos seus mais importantes ciclos econômicos: o do café.

Depois, no ano de 1972, o recipiente contendo os documentos e objetos da década de 1920 foi desenterrado, e no espaço foram depositados um acervo de 50 anos atrás, oportunidade em que a cidade vivenciava o auge do ciclo da avicultura.

ABERTURA EM 2022

Como já explicado, semanas antes da data oficial de abertura do Obelisco, marcada para o dia 7 de setembro de 2022, a sondagem prévia indicou que a câmara que acondicionava os dois recipientes de chumbo, recheados com os documentos e objetos da década de 1972, estava inundada de água. O espaço localiza-se abaixo do monumento construído em pedra de arenito vermelho, e a suspeita é de que ao longo destes 50 anos, por alguma razão ainda a ser desvendada, a água foi infiltrando no interior desta câmara e se acumulando, comprometendo também a integridade dos cilindros confeccionados em chumbo.

Uma comissão formada por representantes do poder público, historiadores e representantes da sociedade civil entendeu por bem fazer a retirada antecipada dos objetos, de modo a tentar resgatá-los e salvá-los da inundação, em uma tentativa de recuperar o máximo possível do acervo. Graças ao trabalho eficiente, praticamente todos os documentos e objetos foram recuperados, sendo então apresentados em uma exposição que foi aberta no dia 7 de setembro, no Museu Público Municipal.

Superado o grande imprevisto e após o grande sucesso da exposição, agora é chegado o momento de lacrar o monumento histórico com itens da época atual, dos quais serão resgatados daqui a 50 anos pelas futuras gerações. A cerimônia será aberta ao público, a partir das 10h, e contará com a presença da Banda Municipal e do Coral da Escola de Música.

Um momento de grande expectativa, que certamente trará fortes emoções para aqueles que tiverem o privilégio de acompanhar a próxima vez que o famoso Obelisco será aberto! Quem viver verá!

Publicado em:2022-09-23-12:00:15