Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 07/06/2023 13:09:23

"Descalvado registra 11 casos de tuberculose em 2023"

"A Tuberculose tem cura. A falta de tratamento pode levar à morte e a uma rápida infecção de mais indivíduos"

Descalvado registra 11 casos de tuberculose em 2023

Através de campanhas lançadas pela Secretaria Municipal de Saúde e efetuadas pela Vigilância Epidemiológica de Descalvado em combate à Tuberculose (TB), neste ano de 2023 foram localizados 11 casos da doença. A TB é uma das grandes batalhas da saúde pública no Brasil devido à instabilidade sanitária e social que continua a ter um impacto negativo no acesso ao diagnóstico e ao tratamento.

Ocorreu uma redução no número de notificações de pessoas diagnosticadas com TB de 2020 a 2022, em decorrência da pandemia de Covid-19, em todo território nacional.

Neste ano, o município intensificou a busca para detectar pessoas infectadas pela bactéria patogênica Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch. “No início do ano foi lançada a Intensificação da busca ativa respiratória e fixado metas de coletas de escarro para cada Unidade de Saúde da Família. Todas as amostras são recolhidas pela equipe da Vigilância Epidemiológica e em seguida encaminhadas para análise no Laboratório de Microbiologia do Hospital HC de Ribeirão Preto”, explica a enfermeira responsável da Vigilância Epidemiológica Municipal, Lourdes Santana.

Com esta ação, em 2023, a Vigilância Epidemiológica localizou 11 casos da tuberculose, dos quais seis casos são da doença ativa da tuberculose e cinco casos latentes (o agente -vírus, bactéria, etc. - causador da doença permanece inativo durante algum tempo, mas quando encontra condições favoráveis se multiplica e provoca a doença).

As informações são de que todos os pacientes identificados com TB foram notificados e estão em tratamento. A faixa etária desses pacientes é de 3 a 80 anos.

O aumento do número de pessoas com TB não diagnosticadas e não tratadas leva a uma estimativa já feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de que ocorra mais transmissão comunitária da infecção e, consequentemente, um impacto nos óbitos pela doença.

Lourdes Santana explica que as ações de prevenção como vacinação, diagnóstico e tratamento são fundamentais para que as pessoas não percam a vida por uma doença que tem cura.

Atualmente a Vigilância Epidemiológica faz um constante monitoramento de um grupo de 38 moradores de rua em que um deles foi detectado com a doença e está sendo tratado.

Tuberculose:  Como se pega a doença?

Quando o paciente com Tuberculose (TB) tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas muito pequenas, com o agente infeccioso da TB (Mycobacterium tuberculosis, também chamado de Bacilo de Koch). Aí, uma pessoa com boa saúde que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB penetra no organismo das pessoas pela respiração, através do ar.

*Como prevenir?

Através da Vacinação com BCG (bacilo Calmette-Guérin), ofertada no Sistema Único de Saúde (SUS), protege a criança das formas mais graves da doença, como a tuberculose miliar e a tuberculose meníngea. A vacina está disponível nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde e maternidades.

Essa vacina deve ser dada às crianças ao nascer, ou, no máximo, até os quatro anos, 11 meses e 29 dias.

*Controle de infecção – ações que fazem parte da prevenção da doença: manter ambientes bem ventilados e com entrada de luz solar; proteger a boca com o antebraço ou com um lenço ao tossir e espirrar (higiene da tosse); e evitar aglomerações.

Publicado em:2023-06-07-13:09:23