Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 02/10/2017 10:58:52

"Alunos do 'Bom de Nota, Bom de Dança' plantaram mudas em comemoração ao dia da árvore"

"Ação foi promovida com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente"

Para celebrar o Dia da Árvore – comemorado no último dia 21 de setembro, os alunos do núcleo Descalvado do “Bom de Nota, Bom de Dança” colocaram a mão na massa. Nos dias 20 e 21, as turmas de balé e danças urbanas plantaram  150 mudas de árvores nativas –doadas pela empresa SPF - em uma área verde, próxima à EMEF Dirce Sartori Serpentino, escola sede do “Bom de Nota”. As espécies escolhidas foram as quaresmeiras, os ipês amarelos, roxos e brancos, além do pau-brasil. O  local  foi direcionado pela Secretaria Municipal de Agricultura.

Acompanhados pelos professores do projeto, pela assistente de coordenação do “Bom de Nota, Bom de Dança”, Luana Romanello, e pela coordenadora pedagógica da escola, Claudiana Abacker, os alunos se divertiram muito. Na oportunidade, os educadores também conversaram com as crianças sobre o plantio e a importância da preservação da natureza.

“A ação foi melhor que esperávamos. Percebi que as crianças não queriam ir embora. Elas deram nomes para as mudas e fizeram questão de aguar cada uma das plantas. No fim, os alunos disseram que, sempre que puderem, vão voltar para acompanhar o desenvolvimento das árvores”, afirma Luana.

“Foi um dia especial e as crianças gostaram muito. Um belo exercício de cidadania e respeito à natureza” comentou Renata Oliveira, professora de balé.

“Gostei muito da atividade, senti confiança ao plantar a árvore e vou adorar voltar ao local pra ver como ela vai ficar”, disse a aluna do projeto, Giovanna Vitória Silva.

De acordo com a assistente Luana, a ação foi realizada com a proposta de contribuir com a proteção do meio ambiente, além de proporcionar uma experiência concreta que implicará em uma maior conscientização dos alunos. “Desta forma, as crianças começam a respeitar e preservar ainda mais a natureza”, concluiu.

Sobre o projeto

O projeto oferece aulas de balé e danças urbanas de forma gratuita para meninos e meninas de 07 a 12 anos de idade, matriculados na rede municipal de ensino de Descalvado, no contraturno escolar. Hoje são 130  crianças atendidas no “Bom de Nota, Bom de Dança”.

A intenção do programa é levar a dança como uma forma de cultura para dentro das escolas, integrando o aprendizado em classe com as aulas no projeto. As crianças também recebem de forma gratuita lanche após cada aula e uniforme.

As atividades no município começaram em fevereiro deste ano e fazem parte do Plano Anual do projeto, que também atende outras crianças nas cidades de Batatais, Lins e Serrana.

O Projeto conta com recursos de incentivo fiscal da Usina Batatais, Usina Lins, Usina Ipiranga e Usina da Pedra e está vinculado ao Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura), com o objetivo e missão de levar e fomentar a cultura nessas cidades, em parceria com a educação.

Publicado em:2017-10-02-10:58:52