Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 30/03/2023 16:58:24

"Agricultura e Cultura buscam levar cultura e arte às comunidades agrárias"

"Proposta de projeto para a área urbana e assentamentos rurais tem como base verba destinada ao Fundo Municipal de Cultura"

Agricultura e Cultura buscam levar cultura e arte às comunidades agrárias

Numa parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Conselho Municipal de Política Cultural e Associação do Assentamento Aurora, famílias da comunidade poderão ter acesso à atividades culturais e artesanais, como meio de inclusão social e geração de renda.

No último dia 28 de março, terça-feira, o secretário da SEAPA, Eduardo Saggirato e a presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Ana Carolina Costa promoveram um encontro com a presidente da Associação Aurora, Renata Pereira dos Santos e famílias da comunidade agrária para apresentar a proposta de levar cultura e arte, não só para o Assentamento Aurora como também para os demais assentamentos “2 de Janeiro” e “21 de Dezembro”.

O encontro aconteceu no salão da Lanchonete Lika e, foram apresentadas sugestões de quais modalidades de atividades e apresentações culturais poderão ser levadas para dentro do assentamento, bem como as aptidões das famílias para qual tipo de artesanato a ser desenvolvido e, futuramente transformar em geração de renda.

Participou ainda, como convidada, a artesã Rute Peres, natural de Piracicaba que há três anos vive em Descalvado, e tem a vida dedicada à arte com fibras naturais, numa possibilidade de passar seus conhecimentos através de oficinas para a comunidade.

As ideias e aptidões serão apresentadas em reunião do Conselho Municipal de Política Cultural, depois que a mesma proposta for apresentadas às demais comunidades agrárias de Descalvado, para então serem elaborados os editais que darão oportunidade a artistas e artesãos da cidade de ministrarem oficinas nos assentamentos.

Ana Carolina explica que essa proposta também vai englobar a promoção de cultura e arte para as pessoas da área urbana da cidade, através de verba direcionada ao Fundo Municipal de Cultura no orçamento de 2023.

Ficou anotado neste primeiro encontro que a Comunidade Aurora gostaria de receber oficinas de danças voltadas para pessoas adultas e de terceira idade, música, grafite, contação de histórias, teatro, capoeira entre outros e, no quesito artesanato as opções de trabalhos manuais com linhas (crochê), malhas (tapete), fibras naturais e algum tipo de pintura.

O secretário Saggiorato visualiza mais além do só levar cultura e arte, e sim, o de descobrir a vocação artística e artesanal das comunidades com a possibilidade de gerar renda para as famílias, através de feiras, por exemplo.

Os representantes das famílias presentes e a presidente da Associação Aurora já abraçaram essa iniciativa, pois as famílias das comunidades agrárias ainda são invisíveis à maioria das ações públicas, das políticas sociais e culturais.

Ana Carolina diz que a meta é que o projeto seja aplicado pelo período de seis meses neste primeiro ano, após aprovação do Conselho que inclui a participação da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEEC).

Publicado em:2023-03-30-16:58:24