Um município Dinâmico | Oportunidades de Negócios Prefeitura Municipal de Descalvado

Dinamismo econômico

Exportações

Pelo porte e população da cidade, Descalvado atinge um elevado volume de exportações, demonstrando a dinâmica econômica e a capacidade produtiva existente.

Produto Interno Bruto - PIB

A estrutura econômica é capaz de combinar os 4 setores principais, o que confere a Descalvado a competência na atração de novos investimentos.

Exportaçoes e participação no PIB

Produto Interno Bruto – PIB/ 2006
PIB (em milhões de R$) 595,28
PIB per capta (em R$) 19.039,76
Fonte: Fonte: Fundação Seade-2009

Agronegócios

A agricultura é uma das principais atividades econômicas do município, com destaque para o cultivo de cana-de-açúcar. Descalvado conta com uma usina de processamento, responsável pelo esmagamento de 1.390 toneladas de cana por ano, resultando na produção de 115.024 toneladas/ ano de açúcar e 43.441 m3 /ano de etanol, inserindo o município no contexto global dos biocombustíveis. O município também fornece matéria-prima para outras três usinas instaladas na região.

Entre os destaques da pecuária, está a produção de leite e de frangos de corte. O município é sede do Centro APTA-AVES do Instituto Biológico da USP, que desenvolve pesquisas na área de sanidade e manejo de frangos, sendo uma referência para o Estado de São Paulo.

Infográfico de Agronegócios – 2007
Estabelecimentos 244
Empregos 2.454
% PIB 16,9%
Fonte: Fonte: Fundação Seade-2009

Comércio e serviços

O comércio atende às necessidades da cidade e da região e se concentra em dois corredores comerciais, com destaque para presença de grandes redes varejistas, como Lojas Colombo e Magazine Luiza, e a variedade de produtos oferecidos (eletroeletrônicos, vestuário, móveis, alimentícios, cosméticos) nos mais de 600 estabelecimentos instalados.

O setor de serviços é um dos mais desenvolvidos do município, com uma rede de 1.300 prestadores (transportadoras, escritórios de engenharia, obras, jurídico). Descalvado possui também 7 agências bancárias e 2 estabelecimentos de crédito, a Crediguaçu e o Banco do Povo Paulista.

Infográfico de Comércio e Serviços – 2007
Estabelecimentos 868
Empregos 3.568
% PIB 46,14% Junto com serviços
Fonte: Fonte: Fundação Seade-2009

Indústria

A atividade industrial é marcada pela presença de 74 indústrias de diversos segmentos, algumas delas de grande porte e representatividade nacional e internacional.

A cadeia industrial de produtos Pet, que coloca o município na elite produtiva deste segmento, é ancorada pela presença de grandes produtores nacionais e mundiais de nutrição animal.

Descalvado constitui também uma das maiores reservas naturais de areia utilizada nas indústrias de vidro e fundição, encontrada em poucas regiões do país. Os cerca de 2 milhões de toneladas de areia industrial extraídas anualmente no município abastecem 70% do mercado nacional de embalagens e 90% do mercado de fundição.

Infográfico de Indústria – 2007
Estabelecimentos 74
Empregos 2.196
% PIB 36,92%
Fonte: Fonte: Fundação Seade-2009

Corredor comercial

Corredor comercial do município

Usina Ipiranga

Corredor comercial do município
 

Capital Nacional de Produtos Pet

Descalvado é o principal produtor nacional de produtos Pet. A cadeia industrial, a proximidade com fornecedores e as políticas municipais de incentivo ampliam as oportunidades de negócios para as demais empresas do setor.

Subprodutos da areia

A presença de reservas de areia, associada à localização privilegiada e à proximidade com a matéria-prima, torna Descalvado uma opção natural para indústrias vidreiras e de fundição.

Agronegócios

A posição privilegiada e a mão-de-obra especializada disponível tornam o município qualificado para instalação de frigoríficos e empresas do segmento agroindustrial dedicadas à produção de alimentos derivados de carne de frango.

Logística

A proximidade com as rodovias Anhanguera e Washington Luis facilita as relações comerciais com outras regiões do país, tornando o município uma opção logística. A Prefeitura oferece infraestrutura e incentivos municipais para novas instalações.

Prefeitura Municipal de Descalvado | Rua José Quirino Ribeiro 55 - Centro | Descalvado - SP | Tel: (19) 3583.9300

CONTATO

Dúvidas? Mande um e-mail para prefeito@descalvado.sp.gov.br