Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 13/08/2018 11:08:06

"Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite segue até o dia 31 de agosto"

""

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite segue até o dia 31 de agosto


A campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite segue até dia 31 de agosto em Descalvado, em quatro postos de vacinação disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde. A campanha teve início no último sábado (4) e tem como objetivo imunizar crianças contra as duas graves doenças.

De modo geral, essa campanha é de extrema importância, mas neste ano, dada à volta da circulação do sarampo no território brasileiro e a ameaça da poliomielite, ela passa a ser fundamental para a saúde pública, comentou o Secretário de Saúde, Wander Bonelli.

A poliomielite é uma doença viral aguda, de gravidade variável, que pode apresentar sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, diarreia, vômitos e paralisias. Quando apresenta o quadro de paralisia pode deixar sequelas permanentes, principalmente nos membros inferiores. A transmissão pode ser direta de pessoa a pessoa, pela via fecal-oral, pelo contato indireto por meio de alimentos, objetos e água contaminados com fezes de doentes e portadores da doença.

Já o sarampo é uma doença viral aguda que pode causar complicações graves como pneumonia, encefalite, otite, entre outras. O quadro clínico é caracterizado por febre alta, manchas vermelhas por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre por meios das secreções que expelimos pelo ar ao tossir, espirrar ou falar.

QUEM PODE TOMAR A VACINA?

Contra poliomielite podem se vacinar crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou. Em casos de nenhuma dose, será aplicada a Vacina Inativada Poliomielite. Em caso de uma ou mais doses, será aplicada a Vacina Oral Poliomielite, a famosa ‘gotinha’. Já contra o sarampo, podem se imunizar crianças de 1 até 5 anos independentemente de quantas doses já tomou.

No dia 18 de agosto (sábado), acontece mais um Dia D de mobilização, quando todas as UBSs funcionam normalmente, das 8h às 17h, com o objetivo de atender aquelas pessoas que por algum motivo não conseguem levar as crianças durante a semana.

LOCAIS DE VACINAÇÃO

No município de Descalvado, a campanha está sendo realizada entre os dias 4 e 31 de agosto. A Secretaria de Saúde disponibilizou quatro postos de vacinação fixos:

- Centro de Saúde Vital Brasil - Segunda a sexta, das 8:00 as 10:30 e das 13:30 as 16:00;

- USF Morada do Sol – Sextas-feiras, das 8:00 as 10:30;

- USF Jardim Albertina – Quartas-feiras, das 8:00 as 10:30;

- USF Tamanduá – Quintas-feiras, das 8:00 as 10:30.

Publicado em:2018-08-13-11:08:06
Fonte: Assessoria de Comunicação