Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 21/03/2017 13:27:09

"Descalvado passa a fazer parte do Programa Federal “Criança Feliz”."

""

Descalvado passa a fazer parte do Programa Federal 
“Criança Feliz”.


O município de Descalvado acaba de aderir ao Programa Federal “Criança Feliz”, estando presentes o prefeito municipal Becão Reschini, a primeira dama e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), Maria do Carmo Marcatto Reschini, acompanhada da orientadora Educacional – Eliane Aparecida Marcatto da Silva, e o diretor de Gabinete, Rodrigo Alexandre de Oliveira. O evento aconteceu no último dia 10  de março no Palácio dos Bandeirantes.

Cerca de 2.500 municípios do Brasil aderiram ao programa e, no Estado de São Paulo, serão 220 cidades beneficiadas. Segundo informações do Governo, até o final de 2018, espera-se atender 4 milhões de crianças no país.

Acompanharam a adesão dos municípios ao programa os ministros do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, e da Saúde, Ricardo Barros.

Lançado em outubro de 2016, o Criança Feliz tem entre os objetivos, apoiar e acompanhar o desenvolvimento infantil na primeira infância até os 3 anos. No caso de crianças em situação de vulnerabilidade ou de necessidades especiais, esse apoio poderá se estender até os 6 anos de idade.

O programa ajudará também as mães e a família na preparação para o nascimento da criança, ainda na fase de gestação e, posteriormente, com o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

O Governo anunciou durante o  evento que destinará em torno de  R$ 400 milhões de recursos neste ano para os governos participantes e que pretende alcançar até R$ 1,5 bilhão no Orçamento do próximo ano.

Como funcionou a adesão

Para participar, os municípios precisavam dispor de um CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), ter uma estrutura física adequada e várias atividades em andamento, e contar com pelo menos 140 indivíduos do grupo prioritário do programa: gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção.

Aproveitando para pedir

Aproveitando a presença do governador Geraldo Alckmin, o prefeito Becão e sua comitiva lutaram para conseguir uma aproximação devido à multidão de prefeitos e secretários presentes de todo o país.

Becão conseguiu falar com Alckmin e pediu a finalização da Estação de Tratamento de Esgoto  (ETA) de Descalvado, que depende agora da liberação de recursos para a colocação  de uma manta  geossintética nas lagoas de tratamento de esgoto e, como esta é uma obra do Governo, os investimentos e correções devem ser feitos por intermédio do mesmo.

Segundo a assessoria de gabinete do prefeito, Alckmin teria se comprometido a resolver a questão o  mais rápido possível.

Publicado em:2017-03-21-13:27:09
Fonte: Assessoria de Comunicação