Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 07/03/2017 08:46:20

"Dentistas da rede pública alertam os pais para aumento de cáries nas crianças"

"A escovação correta e uma boa higienização garantirão uma boca saudável. Unidades de atendimento Odontológico do município registram aumento na incidência de cáries."

Dentistas da  rede pública alertam os pais para aumento de cáries nas crianças

Apesar de todo os esforços e programa de prevenção bucal, a Secretaria Municipal de Saúde, através  do Centro de Especialidades Odontológicas informa aos pais que monitorem mais a escovação das crianças, pois está havendo uma  grande incidência de cáries por má escovação e higienização bucal. O  alerta é da dentista dra. Vanessa Algarte de Rezende   Pinheiro.

Tanto o Centro Odontológico Municipal quanto as unidades básicas de Saúde do Município fazem os atendimentos e campanhas preventivas, principalmente contra as cáries, mas as crianças precisam de um  acompanhamento dos pais durante a  escovação e higienização bucal pra que façam corretamente. É comum as crianças terem uma certa preguiça para a escovação, mas é isso que garantirá uma dentição saudável.

De acordo com a dentista Vanessa, a Cárie é uma doença. “Ela se forma quando não retiramos a camada de bactérias da superfície dos dentes, a chamada placa bacteriana, que por sua vez é facilmente sentida através do contato da língua com os dentes por sua aspereza”, explica.

Formação da Placa Bacteriana

Ela se forma quando se ingere alimentos e ou bebidas ricas em açúcar como os refrigerantes, balas, chicletes, pirulitos, bolachas recheadas, chocolates e outros.

A cárie quando  muito profunda pode atingir o canal do dente, uma situação que provoca infecções sérias que se não forem tratadas evoluem para abscessos, causando inchaços no rosto, com produção de pus e dor.

“A saúde da boca e um sorriso bonito são sinais de organismo saudável e contribuem para uma autoestima elevada,  além de ser um verdadeiro cartão de visitas, auxiliando muito na conquista de um emprego, inclusive fazendo a diferença entre candidatos a uma vaga”, salienta dra. Vanessa, pois além da estética, o empregador pode contar com um melhor desempenho no trabalho diminuindo as faltas por necessidades de ausência para tratamentos.

Dicas básicas:

*Evite alimentos ricos em açúcar;

*Escove os dentes sempre após  as  refeições, usando escovas macias e movimentos suaves;

*Use o fio dental, ele evita cáries e doenças na gengiva;

*Limpe a língua para diminuir as bactérias  e mau hálito;

*Visite o dentista regularmente.

Os pais devem  acompanhar a escovação das crianças

Publicado em:2017-03-07-08:46:20