Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 09/10/2017 15:52:59

"Famílias recebem orientações sobre o consumo consciente da água durante os cultos"

"Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos continua a alertar a população para se economizar água"

Até que enfim a chuva chegou! Mas esses poucos dias de chuva não significam que a população  pode relaxar e abrir  as torneiras. A Secretaria Municipal de  Meio Ambiente  e Recursos Hídricos (SEMARH) continua intensificando o trabalho de conscientização para o consumo moderado da água. As palestras nas  empresas  e igrejas continuam.

O secretário da pasta, Valdecir Marcolino foi muito bem recebido no último domingo, dia 1º de outubro, na  Igreja Evangélica Família em Cristo, através do Pastor Adilson Gonçalves, que o convidou para falar às famílias sobre o uso da água e sua escassez. “Obrigado pelas palavras Valdecir, DEUS abençoe sua vida e toda sua família poderosamente”,  agradeceu o pastor em rede social.

Neste sábado  e domingo, 07 e 08, Marcolino estará nas missas  da Paróquia de São Sebastião, a convite do padre Alquermes Valvassori, para  multiplicar essa conscientização de economia no uso da água.  No próximo dia 17, a palestra será para os funcionários da  empresa SPF do Brasil.

Segundo o secretário,  de 29 de setembro até o dia 02  de outubro, foram registrados pelo laboratório da SEMARH, a incidência de 47 milímetros de água  nas represas de abastecimento da cidade. Um volume considerado até bom, mas em vista ao período sem chuvas que  ultrapassou os  120 dias, é preciso ser consciente com o uso  desse bem natural, que antigamente  se dizia inesgotável e que hoje, em muitas regiões nem brota  mais, as fontes naturais secaram para sempre.

“Esse volume não reflete na recuperação dos lençóis freáticos, principalmente das represas  de abastecimento. Ainda vai se levar algum tempo para que isso ocorra, portanto, a população deve continuar a economizar sempre”, alerta Marcolino.

Na próxima conta  de água e esgoto, o contribuinte estará recebendo um folheto com algumas orientações sobre o consumo da água, bem como  a separação do material reciclável do lixo doméstico  e, a obrigação de  cada um em manter  sua calçada limpa. Também  é de responsabilidade do proprietário do imóvel a contratação de caçambas para o depósito de  restos de construção  e reformas, de acordo com a Lei Complementar nº 4.034, de  07  de julho de 2016.

Publicado em:2017-10-09-15:52:59