Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 11/04/2017 09:06:56

"COMUDE realizará passeata de conscientização da Síndrome de Down e Autismo"

"Descalvado tem cerca de 350 pessoas com algum tipo de deficiência. Mapeamento das famílias poderá ampliar esses dados"

COMUDE realizará passeata de conscientização da Síndrome de Down e Autismo

Atendendo aos anseios da nova administração e do trabalho da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), o COMUDE – Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência -  inicia as ações para 2017. No próximo dia 12 de abril será realizada uma Passeata de Conscientização da Síndrome de Down e Autismo, com saída em frente a Loja Prolar – Rua Cel. Arthur Whitacker, às 9h.

Esse é o primeiro evento do ano com um chamamento à população para que participe junto com os deficientes de Descalvado e seus familiares nesta luta.  O evento conta com o apoio da SADS,  APAE, ONG Amigos para Sempre - Amparas e NAICA – Núcleo de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente.

A passeata está aberta a qualquer pessoa que queira participar e seguirá até a Praça da Matriz onde será servido um lanche de recepção e confraternização entre os participantes.

Uma das fundadoras da ONG Amigos para Sempre, Mônica Cocca, também membro do COMUDE – representante da Saúde Municipal, como servidora pública, diz que a ONG vem fazendo um trabalho de mapeamento, em parceria com a Saúde Municipal, das famílias que possuem parentes com algum tipo de deficiência, seja ela física e  ou intelectual para desenvolver um plano de ação municipal.

Descalvado tem cerca de 350 pessoas com algum tipo de deficiência e com os encontros mensais realizados pela ONG e a visitação nas casas, mais famílias têm comparecido para dividir a luta dos direitos do deficiente. No último dia 18 de março, aconteceu o 11º encontro e em abril será o próximo, a data ainda será divulgada. Os encontros têm acontecido na sede da Fratellanza, no centro da cidade.

A ONG Amigos para Sempre também teve a participação de Regina Pivesso em sua fundação, há praticamente um ano. Neste ano, Mônica e Regina se empenham para o reconhecimento de fato da ONG.

Publicado em:2017-04-11-09:06:56