Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 11/04/2017 08:45:38

"Campanha Antirrábica 2017"

"Equipe da Saúde e voluntários retomam a imunização rural no dia 12 de abril"


Quase 70 alunos do curso de Medicina  Veterinária, da Universidade Brasil, estão atuando de forma voluntária  nesta campanha iniciada no último dia 25 de março, Descalvado foi a  única cidade da região a receber doses para a realização da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal.  No dia 12 de abril, terça-feira, e equipe da Saúde Municipal e voluntários da Universidade Brasil retomam a vacinação na área rural, na região do Horto do Bom Retiro (acesso inicial pela Avenida Antonio Fregonese – “reta”). Cerca de 60 alunos do curso de Medicina Veterinária, da Universidade Brasil darão apoio durante a vacinação.

Na  vacinação da área urbana 67 alunos da Universidade Brasil atuaram como voluntários na campanha ao lado dos profissionais do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e Vigilância Epidemiológica, em parceria com as secretarias da Agricultura e da Educação, onde quase 4 mil cães e gatos foram imunizados.

A vacinação rural começou no dia 38 de  março, chegando a  imunizar contra a raiva cerca de 300  animais, em dois dias. A vacinação teve que ser suspensa devido a contratempos e período de provas para os alunos da Universidade Brasil.

Após reunião realizada na tarde desta quarta-feira, entre as equipes da Saúde, Agricultura e voluntários ficou definida a retomada para o dia 12 e, do dia 17 ao dia 20 a previsão é de que a vacinação percorra todas as propriedades rurais localizadas no trecho de acesso e proximidades até a Usina Santa Rita.

A médica Veterinária do NASF, Eukira Monzani informa que as propriedades que não  receberam a visita da equipe de  vacinação nas proximidades da propriedade  da família Guellero,  devem entrar  em contato com a Secretaria de Agricultura e deixar os dados para que se faça a  vacinação dos animais.

Os alunos da Universidade Brasil que estão sendo voluntários nesta campanha recebem o acompanhamento da coordenadora do Curso de Medicina Veterinária, Thalita Masoti Blankenheim.

Vale  frisar que, como Descalvado tem uma extensa  área rural, pode haver atrasos no  cronograma traçado para a realização da vacinação. A Vigilância Epidemiológica e  NASF estarão informando semanalmente o percurso a ser  atendido. A meta é  de que a vacinação rural, somada à urbana ultrapasse os 5 mil animais imunizados.

Publicado em:2017-04-11-08:45:38
Fonte: Assessoria de Comunicação