Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 02/10/2017 12:31:20

"Becão chama as funerárias para resolver o problema do Velório Municipal"

"Enquanto o atual prédio passar por melhorias, a prefeitura dará o start ao projeto de construção de um novo Velório, ao lado do Cemitério"

Becão chama as funerárias para resolver o problema do Velório Municipal

Entre  as décadas de 70 e 80 que o ex-prefeito Tomás  Vita construiu  o Velório  Municipal, localizado no centro da cidade e  de lá para cá muita coisa mudou, além do crescimento urbano e populacional o local já não atende mais  a demanda sobre a velação de entes. O local ficou pequeno e sofre com o incômodo  da movimentação no trânsito, nos momentos do cortejo fúnebre. Esta semana o prefeito Becão Reschini e o vice Luiz Carlos Vianna tomaram uma decisão em  parceria com  as funerárias.

Em reunião  realizada  na última  terça-feira, 26, no Palácio do Povo,  entre  prefeito, vice, Direção de  Gabinete e os representantes  das duas funerárias que  atendem o município, Nossa Senhora do Belém e Santa Luzia, foram apontadas as dificuldades em se manter o velório e na atual localização que se encontra.

Nos últimos anos, outras administrações sofreram a pressão de se promover melhorias no prédio do  Velório Municipal, bem como a cobrança de um novo projeto, para que o Velório tenha um prédio construído ao lado do  Cemitério Municipal, assim como é em  várias cidades da  região.

Segundo informações do Gabinete, há  muita  dificuldade em se delegar responsabilidades, pois desde que o Velório foi instituído não há qualquer documentação legal que diga quem deva cuidar do espaço, o uso tem sido pelas funerárias que  prestam serviços à comunidade descalvadense.

Com isso, ficou decidido nesta reunião que os empresários  farão uma parceria com a prefeitura na realização de uma  reforma  ‘temporária’,  melhorando o aspecto interno do prédio, bem como nos banheiros e pisos. A parte  da área externa deverá receber uma cobertura para melhor abrigar os parentes dos  entes, em dias de chuvas e  de sol forte. Quanto a aumentar o espaço para a velação de corpos, no  momento não será possível por não haver  mais área disponível para tal.

As  funerárias se comprometeram a colaborar com o novo projeto do Velório, que deverá ser  acoplado à frente do Cemitério, do lado esquerdo para quem vem pela entrada principal.

A administração não quer falar em prazos, pois já  se passaram tantos anos aguardando essas mudanças que  sempre acabaram  entravadas por uma questão  e outra. No novo prédio, algumas  novas regras serão seguidas,  como por exemplo, o horário de funcionamento que será das 7 às 22h.

O novo horário  já é seguido  nos  velórios  da região, o que garante maior  segurança ao patrimônio público e às pessoas que participam  da  velação  de um corpo, não ficando expostas à ação de bandidos e delinquentes, durante as altas horas.

O Velório nas proximidades do Cemitério também eliminará o  desconforto do cortejo  fúnebre cortar a cidade até o  enterro, interferindo na rotina do trânsito.

Um episódio ocorrido no mês  de julho, durante a Procissão dos Caminhoneiros, em homenagem  a São Cristóvão chamou a atenção das autoridades locais, para  a necessidade de se transferir de fato o Velório para outro local. Durante a procissão, que passava ao lado do  Velório havia uma família com muitos parentes e amigos velando um ente querido. O barulho e  a movimentação causaram profunda tristeza nos familiares que se manifestaram  em redes sociais e canal  da Ouvidoria  Municipal.

Publicado em:2017-10-02-12:31:20