Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 07/03/2017 08:55:14

"Administração inicia a reforma dos filtros que compõem o tratamento da água de Descalvado"

"Material das camadas dos filtros deve ser trocado a cada dois anos, para manter a taxa ideal de filtração, garantindo a qualidade da água."

Entre as prioridades da administração Becão e Luiz Carlos está  a questão do saneamento básico do  município dando início nesta semana à reforma do filtro 3, da Estação de Tratamento de Água (ETA), com a substituição dos eixos (areias com granulometrias específicas) a  um custo aproximado de R$ 10 mil. A  meta  é proceder com a reformar dos demais 5  filtros que compõem  o sistema de tratamento até nos próximos três anos.

A finalidade desta reforma é proporcionar ao sistema da ETA um funcionamento correto para garantir a eficiência e qualidade da água fornecida à população. Prefeito Becão deixa evidente sua preocupação com o saneamento básico e meio ambiente do município.

O sistema da ETA opera atualmente com uma vazão média de 108 litros por segundo, com um funcionamento médio de 18 horas por dia e, nas seis horas restantes  opera com 40 litros por segundo diariamente.

Segundo o secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Valdecir Marcolino,  a capacidade nominal da ETA é de 120 litros por segundo, com os seis filtros em funcionamento.

Os filtros da ETA tem um conjunto de quatro camadas de pedregulhos, com tamanhos  entre 50,8 mm e 6,35 mm, finalizando com areia com granulometria de 2,00 a 0,59 mm. “Esse material deve ser trocado a cada dois anos para manter a taxa de filtração ideal evitando transtornos e garantindo a qualidade da água”, explica o secretário.

Os filtros são lavados diariamente e a água utilizada é reservada para decantação e reciclada, retornando até 90% em média ao sistema.

O prefeito Becão esteve na ETA  na manhã de quarta-feira, 22, junto com o secretário e funcionários acompanhando uma parte do serviço da troca da areia visitando os seis filtros quer compõem o sistema,  visualizando a limpidez da água de Descalvado.

Publicado em:2017-03-07-08:55:14