Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 11/04/2017 09:02:06

"Documentário sobre pré-história envolve mais de 800 alunos da rede pública"

"Prefeitura Municipal e Mineração Jundu, através do ProAC, trouxeram palestra, filme, exposição e oficina sobre a pré-história brasileira"

Documentário sobre pré-história envolve mais de 800 alunos da rede pública

Mais de 800 alunos da rede municipal de  ensino de Descalvado tiveram a oportunidade de assistir ao documentário do Projeto “Megafauna: Narrativas na Pré-História”, juntamente com aproximadamente 200 professores do Ensino Fundamental. O projeto teve atividades de 27 a 31 de  março, no antigo Cine Estação e nas unidades escolares. Essa iniciativa teve o apoio da empresa Mineração Jundu, através do ProAc/SP - Programa de Ação Cultural, desenvolvido através da Leis de Incentivo Fiscal.

O documentário “O Brasil da Pré-História, O Mistério do Poço Azul” (link no final da matéria) foi filmado na Chapada Diamantina em 2007 e exibido em mais de 60  países, sendo premiado na Espanha, na China e na França. No Brasil foi exibido pela National Geographic.

A grande estrela do documentário é a Preguiça Gigante, animal pré-histórico que viveu nas Américas até cerca de dez mil anos atrás. Segundo Túlio Schargel, idealista e diretor do filme, a ossada desse grande mamífero foi encontrada no leito de um lago subterrâneo, o que permitiu uma maior compreensão sobre suas características físicas e anatômicas.

Graças a essas descobertas que os cientistas puderam reproduzir, com a ajuda da computação gráfica, réplicas desses e de outros animais que viveram no continente americano: tatus gigantes, mastrodontes, tigre dente de sabre. Parte dessa fauna estava presente nas apresentações por meio do trabalho do paleoartista Rodolfo Nogueira que produziu os painéis com esses animais em seus tamanhos naturais.

Nogueira também produziu réplicas do esqueleto da pata da preguiça gigante, o crânio do tigre dente de sabre e dentes semelhantes aos encontrados no Poço Azul. Com sua técnica, o paleoartista permite que o público veja como seriam os animais ou suas partes, com um nível de detalhamento de impressionante realismo.

Esse trabalho foi apresentado pelo mergulhador profissional Tulio Schargel, premiado cinegrafista especializado em localização de elementos pré-históricos em cavernas submersas. Ao término de cada exibição, o público teve a oportunidade de conversar com Túlio e tirar suas dúvidas quanto a sua descoberta e quanto a sua profissão de cinegrafista e de mergulhador.

Ao todo foram 10 apresentações, que reuniram além dos alunos da rede pública pessoas da comunidade descalvadense, entre adultos, crianças e adolescentes.

Além do material exposto durante a apresentação do documentário, Rodolfo Nogueira ministrou uma oficina onde os alunos das  escolas municipais eram convidadas a esculpirem, junto com ele, uma réplica da cabeça da preguiça gigante. Participaram das oficinas cerca de 500 alunos.

Os professores da rede pública também ficaram maravilhados coma  riqueza de conhecimento trazida pelo documentário, o que eles pretendem trabalhar nas aulas de História, Geografia e Ciências.

A diretora Municipal de Educação e Cultura,  profa. Alessandra Paganotto ficou bastante impressionada com o material cultural apresentado pelo projeto e resumiu estar muito feliz em ter dado todo o suporte à apresentação realizada em Descalvado.

Para saber mais sobre o tema:

– www.megafauna.com.br : site do evento itinerante “Megafauna: Narrativas na Pré-História”

– https://www.youtube.com/watch?v=mYN17Jnhl54 : palestra realizada em São Paulo, em junho de 2016, onde Tulio Schargel conta um pouco de sua história

– https://www.youtube.com/watch?v=oIpdyLWZxMg : link para o documentário “O Brasil da Pré-História, O Mistério do Poço Azul”, disponível no Youtube.

Publicado em:2017-04-11-09:02:06