Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 16/01/2018 10:38:24

"Ano começa com muita chuva e Secretaria de Saúde alerta para o risco de aumento de focos do Aedes "

"Clima quente e úmido é ideal para proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus; já existem dois casos de suspeita de dengue em 2018."

Ano começa com muita chuva e Secretaria de Saúde alerta para o risco de aumento de focos do Aedes


O ano de 2018 iniciou com chuvas intensas e a Secretaria Municipal de Saúde mais uma vez reforça a população sobre os cuidados e a necessidade de prevenção e de combate à proliferação de criadouros do Aedes Aegypti no município. O mosquito é o principal transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

De acordo com o Secretário de Saúde, Wander Bonelli, com o período de chuvas aumentam ainda mais o aparecimento de focos do mosquito da dengue. “Não deixar o mosquito nascer é a melhor forma de combater a dengue. É preciso limpar os reservatórios e os locais onde a água se acumula com facilidade. Recomenda-se lavar estes locais com escova, água e sabão, pois os ovos podem permanecer vivos por mais de um ano mesmo sem que haja presença de água.”, frisou o Secretário, acrescentando ainda que o trabalho de controle da dengue deve ser contínuo, mesmo no período não chuvoso, onde deve-se elencar atividades que promovam a educação em saúde da comunidade.

Bonelli também reforçou algumas dicas para combater o mosquito da dengue e os focos de larvas:

- Mantenha a caixa de água sempre fechada com tampa adequada;

- Limpe antes do início das chuvas suas calhas, para que a água possa fluir livremente;

- Guarde garrafas sempre guardadas de cabeça para baixo;

- Não jogue lixo em terrenos baldios;

- Coloque seus sacos de lixos nas lixeiras, para evitar que animais caseiros rasgem;

- Coloque areia nos pratinhos de vasos plantas até a borda;

- Verifique ralos de banheiro e das áreas externas dos imóveis, além de bebedouros e suportes de geladeiras;

- Mantenha sua casa e quintal limpos, livres de lixos que possam acumular água.

DOIS CASOS SUSPEITOS DE DENGUE – De acordo com informações da Secretaria de Saúde, o município de Descalvado já possui dois casos suspeitos de dengue neste início de ano.

O clima quente e úmido - típico dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março - colabora para a reprodução do mosquito transmissor da dengue, do zica vírus e chikungunya, e todo cuidado é pouco. O serviço de Controle de Vetores de Descalvado também orienta para que neste período de férias, as pessoas que forem para outras cidades do Brasil (inclusive em regiões litorâneas) façam o uso de repelentes, e no caso de sentirem os sintomas da doença procurem as unidades de saúde para atendimento médico.

Publicado em:2018-01-16-10:38:24
Fonte: Assessoria de Comunicação