Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 14/02/2018 12:58:57

"Secretaria de Assistência Social dá início a mais um ano do ‘Programa Ação Jovem’"

""

Secretaria de Assistência Social dá início a mais um ano do ‘Programa Ação Jovem’


A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social iniciou nesta semana, mais um ano de atividades do ‘Programa Ação Jovem’, um serviço de transferência de renda do Governo do Estado que tem por objetivo promover a inclusão social de jovens de 15 (quinze) à 24 (vinte e quatro) anos que vivem em áreas de vulnerabilidade social e/ou que pertencem a famílias com renda per capita mensal de até meio salário mínimo.

Desenvolvido na ‘Casa dos Projetos’ [localizada no Bairro de São Sebastião], o Programa Ação Jovem atende atualmente em Descalvado cerca de 17 jovens, que participam das atividades nos períodos de contraturno escolar. Para participar do projeto, os estudantes precisam estar frequentando o ensino Fundamental e/ou Médio, ou frequentam o Ensino de Jovens e Adultos [EJA], além de comprovar a frequência mínima de 75% nas aulas.

Semanalmente, os beneficiários do ‘Ação Jovem’ participam de dois encontros de cerca de 2H30 cada, onde são praticadas atividades físicas, de artesanato, e ainda o acompanhamento psicológico.

Mediante a transferência direta de renda, o Programa Ação Jovem também disponibiliza aos seus beneficiários uma bolsa mensal no valor de R$ 80,00, recurso este que visa estimular a conclusão da escolaridade básica, somada a ações complementares e de apoio à iniciação profissional. Para ter direito ao programa e solicitar o benefício, é necessário que os alunos estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo federal, o CAD-Único.

Além do benefício disponibilizado pelo governo estadual, a Secretaria de Assistência Social também fornece transporte e alimentação para os integrantes do programa.

Estiveram presentes no início de mais um ano de atividades do ‘Ação Jovem’ em Descalvado, a coordenadora e psicóloga Aparecida de Fátima, as psicólogas Liliana Casati e Madelysa Galhardo, além da Secretária de Assistência Social, Maria do Carmo M. Reschini, que deu as boas vindas aos estudantes.

Extremamente feliz por participar projeto, a jovem Juliane do Nascimento Agostinho, de 16 anos, contou que soube do programa por intermédio da mãe, que também participa de outras atividades da ‘Casa dos Projetos’. “Depois que soube do Ação Jovem, minha mãe me fez esse convite pra vir até aqui conhecer o projeto, e aqui estou eu!”, disse ela.

Questionada sobre um dos principais requisitos para participar do Ação Jovem, Juliane disse que se considera uma boa aluna e dificilmente falta às aulas, e que está empolgada com as atividades que terá com artesanato. “Eu gosto da escola sim, na verdade eu amo ir pra escola, por isso nunca falto às aulas. Sobre o artesanato, eu já tentei fazer crochê algumas vezes com a minha mãe, e digamos que não é assim uma coisa que eu sei fazer muito bem, mas tenho certeza que a gente vai aprender com o tempo”, contou a estudante do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Prof. Luciano Ivo Tognetti, do bairro Morada do Sol.

Publicado em:2018-02-14-12:58:57
Fonte: Assessoria de Comunicação