Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 19/06/2017 16:06:26

"Alunos do “Dança Bacana” fazem apresentação final em Ribeirão Preto"

"O tema "Volta do mundo" vai retratar as peculiaridades de vários países envolvendo dança, música, teatro e artes visuais. Sai o “Dança Bacana” e continua o “Bom de Nota, Bom de Dança”"

Alunos do “Dança Bacana” fazem apresentação final  em Ribeirão Preto


No próximo dia 26, o “Dança Bacana” levará ao palco do Teatro UniSEB de Ribeirão Preto o espetáculo de dança “Volta ao Mundo”. A apresentação, que será protagonizada pelas 200 crianças beneficiadas pela iniciativa, marca o encerramento das atividades desenvolvidas pelo projeto nos municípios de Ribeirão Preto e Descalvado, ao longo de 11 meses.

O espetáculo irá explorar as peculiaridades de diferentes países. A coordenadora do projeto, Mariana Souza fala sobre a importância de trazer essa temática para o dia a dia dos alunos. “O Brasil é um país muito diverso etnicamente e isso é extremamente rico, mas essa convivência só se torna possível se as diferenças forem respeitadas. Por isso, buscamos trabalhar conceitos com os alunos para que não haja, em nenhum momento, discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião ou qualquer outro motivo”, explica ela. 

O tema foi definido pela equipe gestora em parceria com os próprios alunos, que participaram ativamente de todo o processo criativo da apresentação.

Durante o show, o público presente vai poder acompanhar a história de um jovem aprendiz de feiticeiro, que em busca de inspiração para novas invenções, inicia em um passe de mágica uma viagem pelo mundo. “A ideia é resgatar e mostrar o patrimônio cultural que nosso planeta nos proporciona. Viajaremos pelas quatro linguagens da arte: dança, música, teatro e artes visuais. Feitiçaria, cultura e aventura não vão faltar”, conta o roteirista do espetáculo, Rodolfo Tarso.

O evento é gratuito, aberto a toda população e terá início às 20h. O teatro UniSEB fica localizado na Rua Abrahão Issa Halack, 980, em Ribeirão Preto (SP).

 

 Sobre o projeto

Meninos e meninas de 7 a 12 anos participam, de forma de gratuita, de aulas de balé e danças urbanas, além de terem acompanhamento escolar. Em Descalvado, o Projeto tem  a parceria da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEEC), com aulas  na EMEF Dirce Sartori Serpentino, iniciado em meados de julho de 2016.

A metodologia do “Dança Bacana” utiliza a dança como agente de transformação social. Para isso, as crianças precisam estar matriculadas na escola. Durante o projeto, há um acompanhamento escolar, onde são avaliados não só as notas, mas principalmente a frequência e o comportamento dos alunos por meio do controle de talentos.

O "Dança Bacana" tem o patrocínio da Usina Ipiranga e do Instituto Algar e é realizado pelo Programa de Ação Cultural - ProAC-ICMS, do Governo do Estado de São Paulo.

 

“Bom de Nota, Bom de Dança”

Antes  mesmo de encerrar o Dança Bacana, através  do  mesmo incentivo fiscal, Descalvado recebeu no começo do ano um novo projeto que vai até o final do ano, o “Bom de Nota, Bom de Dança”, que segue nos mesmos moldes do projeto anterior.

Sob a coordenação da professora de dança  Luana Romanello, o projeto beneficia crianças não só da Dirce Sartori, mas  também da EMEF Andrelino Casare, ambas localizadas no Jardim Albertina. A primeira apresentação oficial do novo  projeto  aconteceu  na última semana de abril.

Segundo informações, o  Bom de Nota já passa dos 130 alunos inscritos  e ainda há algumas vagas para quem estiver interessado.

Publicado em:2017-06-19-16:06:26
Fonte: Assessoria de Comunicação