Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 04/02/2019 10:04:33

"Prefeitura abre inscrições para castração de cães e gatos"

"Interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA)."

Prefeitura abre inscrições para castração de cães e gatos

Dando continuidade à política de proteção à vida animal implantada pela administração do prefeito Antônio Carlos Reschini e do vice-prefeito Luiz Carlos Viana, a Prefeitura de Descalvado está iniciando uma nova etapa de inscrição para a castração de cães e gatos do município. O atendimento aos interessados será realizado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA),

As castrações terão início no a partir de fevereiro, e serão realizadas por meio de um novo convênio formalizado pelo poder público municipal e a Associação dos Médicos Veterinários e Zootecnistas de Descalvado. O programa irá priorizar a castração de fêmeas caninas e felinas, sem deixar de atender também os animais de sexo masculino.

A iniciativa visa atender pessoas de baixa renda ou que façam parte de algum programa social. “Também daremos atenção especial aos animais sob cuidados de Ong’s, protetores independentes e de pessoas que cuidam de animais de rua”, explicou a diretora da SEAPA, Maria Cristina Casteglione Roque.

O tutor ou responsável pelo animal interessado em se inscrever deverá entrar em contato com a SEAPA, localizada a Rua José Rodrigues Penteado, 27, centro, ou pelo telefone (19) 3583-3052, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h00 as 16h30.

SOBRE O PROGRAMA DE CASTRAÇÃO GRATUITA – Desde o início de 2017, a administração do Prefeito Becão e do vice Luiz Carlos tem dado prioridade ao programa de castração gratuita de animais, que tem por objetivo o controle populacional de cães e gatos. O programa também visa o combate ao abandono e aos maus tratos.

Além da parceria com a Associação dos Médicos Veterinários, o programa de castração gratuita da Prefeitura de Descalvado também inclui uma parceria com a Universidade Brasil, que realiza procedimentos ao longo de todo o ano no hospital veterinário da instituição de ensino superior.

A equipe que coordena o projeto também orienta par que todas as pessoas que possuam animais evitem crias indesejadas até que seja possível realizar a castração. Essa medida pode ser adotada por meio de separação das fêmeas e machos ou por meios contraceptivos, desde que indicado por médico veterinário.

Publicado em:2019-02-04-10:04:33