Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 31/05/2017 11:32:00

"Câmara aprova recomposição salarial proposta pelo prefeito Becão"

"Reajuste no índice da inflação foi tranquilo e bem aceito pelo funcionalismo. Secretários e diretores devem cobrar o cumprimento das tarefas e da jornada de trabalho"

Câmara aprova recomposição salarial proposta pelo prefeito Becão

O projeto de lei do prefeito Becão Reschini  sobre a recomposição salarial  dos servidores  municipais de 6,29 % a contar a partir de 1º de maio foi aprovado por unanimidade dos vereadores, na 16ª sessão ordinária,  realizada no último dia 22,  segunda-feira.  Depois de receber o parecer favorável da   Procuradoria Geral da Casa,  teve também parecer favorável de três Comissões Permanentes.

Na quarta-feira,  24, o prefeito sancionou a Lei de número 4.093 que autoriza o reajuste com o percentual de acordo com  a inflação apurada pelo IPCA  - Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo,  nos últimos 12 meses.

Ao contrário do quer aconteceu nos dois últimos anos, em que uma oposição ‘ferrenha’ fez de tudo para prejudicar o reajuste do servidor municipal, que vinha amargando desde 2014 sem o reajuste na data base, a discussão e a aprovação foi tranquila. Houve o entendimento dos atuais vereadores de que o servidor deveria ter esse reajuste, mesmo com sacrifícios da máquina administrativa, pois os números apontam uma arrecadação igual à do ano passado e que deverá dar conta do pagamento de dívidas e cumprimentos das prestações de  serviços  essenciais à população.

Essa recomposição incidirá em mais R$ 1,6 milhão na folha de pagamento até o final do ano.  A ordem é economizar  ao máximo na questão dos  gastos e com aquisição de  materiais. Comprar somente o necessário. O  reajuste não  cobre as perdas salariais que o  servidor  vem sofrendo há longa data, mas ameniza os efeitos da desvalorização  salarial. Dizem que o servidor vem perdendo poder de compra com o salário que ganha desde a gestão de 1983/1988 (Tomás Vitta).

Em reunião com os vereadores, ao anunciar o reajuste, o prefeito se comprometeu  em melhorar a situação do  servidor se houver um  equilíbrio financeiro, que provavelmente não será neste ano, pois como já foi anunciado mais dívidas estão surgindo oriundas de contratos e ações do passado.

Segundo informações, a discussão e votação do projeto de lei foi bastante tranquila em Plenário e percebe-se que até mesmo o funcionalismo está mais consciente com relação à situação do país e do município, pois muitos municípios não conseguem pagar a folha em dia, enquanto que em  Descalvado, nunca houve  sequer um atraso, nem mesmo no pagamento do vale, no dia 20 de cada  mês.

Cobranças

O que  precisa é o funcionário ter  mais comprometimento com suas tarefas e o cumprimento da jornada de trabalho. Os secretários e diretores foram orientados a cobrarem  mais de seus funcionários para que não aumente o  número de processos administrativos, que só  causa perda para ambos os lados.

O costume é que esses processos, analisados por uma comissão interna nunca leva a lugar algum, ‘ficando por isso mesmo’, sem qualquer preocupação por parte indisciplinado,  o que tem desanimado os encarregados de setores. Só que agora a ordem é reunir o maior número de provas possíveis para punir quem não cumpre com suas obrigações, pois não é justo com  aqueles que cumprem  à risca suas funções.

Publicado em:2017-05-31-11:32:00