Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 10/07/2019 10:38:15

"Após determinação de Becão e Luiz Carlos, regularização fundiária da Chácara Pantanal está próxima de ser concluída"

"Empenho das equipes da administração irá por fim às irregularidades do loteamento com quase 28 anos de clandestinidade."

Por determinação do prefeito Antônio Carlos Reschini e do vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, a Prefeitura Municipal de Descalvado está próxima de concluir mais uma etapa para a regularização de um problema antigo do município: a legalização do loteamento clandestino que deu origem ao bairro conhecido como ‘Chácara Pantanal’, localizado na região noroeste de Descalvado.

Desde 1991, quando os primeiros lotes foram comercializados de forma irregular, a região passou a receber edificações habitacionais sem que houvesse qualquer autorização por parte do Poder Público Municipal, causando grandes riscos aos moradores que ali se fixaram e dando origem a diversos problemas – inclusive sociais – àquela parcela da população.

Sensibilizados com os problemas causados pelas irregularidades e pela impossibilidade de maior ajuda por parte do Poder Público, em decorrência da clandestinidade do loteamento, o prefeito e vice-prefeito determinaram a retomada das tratativas junto ao projeto ‘Cidade Legal’, da Secretaria Estadual de Habitação. Em busca do desenvolvimento social e econômico do Estado de SP, em 2007, o governo paulista criou o Programa Estadual de Regularização Fundiária Urbana denominado ‘Cidade Legal’, para auxiliar os municípios na regularização dos núcleos habitacionais implantados em desconformidade com a lei.

Para apoiar a população residente nesses espaços informais, o Estado disponibiliza aos municípios uma equipe profissional multidisciplinar de alta qualidade e reconhecimento técnico. A equipe realiza diversos serviços. Dentre eles, capacitação do corpo técnico municipal, análise, estudo e aprovação dos projetos de regularização apresentados.

Além desse auxílio e orientação, o ‘Cidade Legal’ mantém contrato com cinco consórcios de empresas especializadas no assunto, o que possibilita a realização de milhares de serviços essenciais à regularização fundiária urbana, sem custo algum ou contrapartida financeira ao município conveniado.

Em 2009, a Prefeitura de Descalvado aderiu ao programa com vistas à regularização do loteamento ‘Chácara Pantanal’, porém os trabalhos acabaram sendo interrompidos. Com a posse dos atuais gestores municipais, em janeiro de 2017, o ‘Cidade Legal’ foi retomado e agora está prestes a ser concluído. Nesta quarta-feira (4), o prefeito e seu vice receberam, no Anfiteatro do Paço Municipal, dezenas de moradores daquela região, oportunidade em que foram repassadas as últimas informações e orientações sobre a fase atual e os próximos passos do programa, Os moradores também receberam a informação de que entre os dias 6 e 9 de julho, equipes do ‘Cidade Legal’ estarão no local para concluir os últimos levantamentos das residências, imóveis e moradores da Chácara Pantanal e de um segundo núcleo que se formou ao lado da Vicinal Guilherme Scatena, na mesma região, de forma a concluir o cadastro social das famílias que ali residem.

Emocionado com a proximidade da Prefeitura de Descalvado enfim dar uma solução a um dos maiores e mais graves problemas sociais do município ao longo destes últimos 25 anos, o vice-prefeito comemorou a proximidade da conquista para essas famílias, que finalmente terão regularizadas a situação jurídica de seus imóveis construídos sobre os lotes comercializados de forma irregular. “É com grande emoção que o Becão e eu estamos acompanhando a finalização das tratativas junto ao programa Cidade Legal, onde em breve, estaremos entregando aos moradores daquela região o registro em cartório de seus imóveis. Concluída esta fase, em breve a Chácara Pantanal também estará recebendo, merecidamente, as obras de infraestrutura tão aguardas pelos seus moradores”, comemorou Luiz Carlos.

Após a conclusão desse trabalho de cadastramento, todas as famílias daquela região receberão, gratuitamente, o documento com registro em cartório (matrícula) dos seus respectivos imóveis, pondo fim a um grave problema que já se arrasta há quase 30 anos. Desde sua criação, o ‘Cidade Legal’ já atendeu mais de 500 municípios, proporcionando a segurança jurídica gerada com a regularização fundiária para mais de 200 mil famílias paulistas.

“O Cidade Legal já executou quase todos os processos envolvendo as casas construídas de forma irregular. O trabalhou englobou desde trabalhos iniciais de vistoria e diagnósticos até estudos ambientais e projetos urbanísticos, de forma a viabilizar a regularização dos moradores da região da Chácara Pantanal. Também já demos início à fase de planejamento técnico para a implantação, em breve, de toda a infraestrutura urbana daquele local. Essa nova etapa deverá contemplar o bairro inclusive com o asfaltamento das ruas, serviço este que será realizado por meio de um acordo com os antigos donos da área, que em forma de contrapartida, deverão doar para a Prefeitura uma grande área remanescente naquela região. A área doada poderá, inclusive, ser utilizada para a implantação de um novo conjunto habitacional da CDHU”, destacou o prefeito municipal.

Vale lembrar que em 2016, a Prefeitura assinou junto à Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do estado de São Paulo, um convênio dentro do Programa "Morar Bem, Viver Melhor", que está beneficiando 202 municípios paulistas, dentre eles Descalvado. O convenio prevê a disponibilização de 200 novas moradias para o município.

Publicado em:2019-07-10-10:38:15