Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 13/06/2017 09:18:14

"Vacinação contra a gripe atinge quase 90% das metas para Descalvado"

"Imunização encerrou na sexta-feira e o grupo das crianças não atingiu a meta desejada. Vacinação geral da população não foi liberada para São Paulo"

Vacinação contra a gripe  atinge quase 90% das metas para Descalvado

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica  encerrou por hora, nesta sexta-feira, 09, a Vacinação contra a Gripe e Descalvado é um do poucos municípios a atingir grande parte das metas, quase  90%,  deixando um pouco a desejar na imunização das crianças de  6 meses a menores de 5 anos. Há a possibilidade da Secretaria Estadual prorrogar  a  vacinação,  mas  quanto a vacinar toda  a população está restrito a alguns  estados.  São Paulo ficou fora  da meta do Ministério da Saúde.

Iniciada em 17 de abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe  em Descalvado seguiu o protocolo de imunização dos grupos prioritários e antes de  encerrar em 26 de maio, teve  a prorrogação até a sexta-feira, 09.

Dos  grupos prioritários o município vacinou 91 % das gestantes, 103% dos trabalhadores de Saúde, 106% das puérperas (mães com recém nascidos), 92% dos idosos e 76% das crianças. Ao todo Descalvado chegou aos 89.44% de imunização.

As pessoas que não estão incluídas nos grupos prioritários não precisam entrar  em pânico por não tomar a  vacina. Fazem parte dos  grupos prioritários  pessoas com  mais riscos  de desenvolver a doença com complicações e terem que ser internadas, como é o caso das crianças,  que a vacina  comprovadamente previne.  “A criança tem certa imaturidade imune, o que faz com que tenha uma manifestação mais grave da doença”, explica o médico Infectologista dr. Leo R. Barth, também Pneumologista da Vigilância Epidemiológica de Descalvado.

Como  muitas cidades não atingiram  as principais  metas há a probabilidade  de prorrogação da vacinação, mas a Vigilância Epidemiológica aguarda um posicionamento do Governo do Estado.

E para esclarecer as falas do Ministério da Saúde veiculadas em mídia televisiva nas últimas semanas,  estendendo a vacinação pra toda a população, o que causou grande alvoroço nas unidades de saúdes da  região, foi um  engano, pois foram liberadas doses para 14 Estados  e Distrito Federal para a imunização geral  da população, menos para os Estados de São Paulo, Alagoas, Amapá, Ceará e Pernambuco.

Caso haja esta liberação de doses para toda a população,  a Secretaria  Municipal de Saúde estará informando e fazendo  a devida divulgação.

Publicado em:2017-06-13-09:18:14