Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 19/03/2018 15:51:03

"Becão assina adesão ao “Internet para Todos”"

Becão assina adesão ao “Internet para Todos”

Nesta segunda-feira (12), o prefeito Antonio Carlos Reschini – o Becão, esteve em Brasília para a assinatura do termo de adesão ao programa ‘Internet para Todos’. O programa é do Governo Federal, e de acordo com o que foi divulgado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), já conta com 2.260 cidades prontas para receber o sistema, de um total de 2.978 municípios cadastrados. Descalvado será um dos municípios contemplados nesta primeira fase do programa.

Segundo o Ministro do MCTIC, Gilberto Kassab, cerca de 2 mil prefeitos participaram da solenidade de assinatura dos termos de adesão. Os municípios que entraram na primeira fase do ‘Internet para Todos’ começarão a receber as antenas em maio, de acordo com o MCTIC, que prevê instalar 200 antenas por dia. Cabe às prefeituras fornecer a estrutura básica e indicar onde serão instaladas as antenas para distribuição do sinal de internet, bem como garantir a segurança da área e custear as despesas de energia elétrica.

O programa ‘Internet para Todos’ levará o sinal de banda larga para localidades remotas a preços reduzidos, com o objetivo de democratizar o acesso à Internet e promover a inclusão social. “É um projeto que vem ao encontro da proposta da nossa gestão. No ano passado, já instalamos três pontos de acesso gratuito no município através do programa ‘Cidade Digital’, dos quais estarão em funcionamento muito em breve. O Internet para Todos fortalece o nosso projeto e garante que o sinal de internet chegue nos locais mais afastados do município, assim como deverá beneficiar a parcela da população mais carente”, disse o Prefeito Becão.

Vale ressaltar que o ofício assinado pelo Prefeito Becão solicitando a inclusão do município de Descalvado no programa ‘Internet Para Todos’ , foi entregue pessoalmente pelos vereadores Luisinho Panone e Diego da Global, em um evento realizado na cidade de Leme, no início do mês de janeiro.

A conexão de Internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes, foram graças às pesquisas e desenvolvimento dos cientistas brasileiros que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Publicado em:2018-03-19-15:51:03