Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 26/11/2018 16:21:00

"Controle de Vetores participa da ‘Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti’"

Controle de Vetores participa da ‘Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti’

O setor de Controle de Vetores da Prefeitura Municipal de Descalvado – órgão vinculado a Secretaria de Saúde – divulgou as atividades que serão desenvolvidas durante a ‘Semana Nacional de Mobilização Intersetorial de Combate ao Aedes Aegypti’, realizada em todo o país entre os dias 26 e 30 de novembro.

De acordo com o Chefe da equipe de Controle de Vetores, Silvio Donizete Franceschini, a ‘Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti’ tem como proposta mobilizar e sensibilizar as redes de educação, assistência social e saúde, nos estados e municípios, a respeito da importância da prevenção de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, bem como do combate ao mosquito Aedes aegypti.

Ainda de acordo com Franceschini, no período de 26 a 30 de novembro os setores da educação, assistência social e saúde realizarão ações educativas, de promoção e de prevenção, visando ampla mobilização para o controle do vetor. O ‘Dia D’ de combate ao mosquito será na sexta-feira, dia 30, com a presença de autoridades, gestores, líderes e personalidades, dos quais participarão de atividades para o combate ao mosquito.

Semana de Mobilização Integrada para Combate ao Aedes

A ação acontecerá em nível nacional, com objetivo sensibilizar as áreas em relação à prevenção da dengue, zika e chikungunya.

No total, 210,5 mil unidades públicas e privadas de todo o Brasil estão sendo mobilizadas. Desse número, 146.065 são escolas da rede básica, 11.103 centros de assistência social e 53.356 unidades de saúde.

A campanha é uma forma de alertar a população em relação à importância de combater o vetor no inicio do verão/período de chuvas que facilita a reprodução de mosquitos.

Os objetivos serão os seguintes:

- engajamento dos estados e dos municípios no combate ao vetor para a disseminação das informações e boas práticas em toda à sociedade;

- fortalecimento e aperfeiçoamento da comunicação entre as gestões estaduais e municipais de Educação, Assistência Social, Saúde no combate ao Aedes aegypti; e

- mobilização e sensibilização da comunidade escolar e rede do Sistema Único de Assistência Social (Rede SUAS) e da Saúde, a respeito da importância do combate ao Aedes aegypti para prevenção da dengue, zika e chikungunya.

Durante a semana a equipe de Controle de Vetores, mais o NASF estarão realizando atividades de intensificação nas vistas casa-a-casa e visitas em pontos estratégicos levando informações em salas de espera das UBSs e discutindo ações de combate ao vetor na reunião de Comitê de Arbovirose.

Publicado em:2018-11-26-16:21:00