Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 07/08/2017 16:20:39

"Depois de 5 anos Descalvado receberá em definitivo o Programa Cidade Digital"

"Projeto encaminhado pelo Governo Panone e aprovado no Ministério das Comunicações, tem andamento através do Governo Becão e Vianna. Dentro de três meses alguns pontos da cidade terá sinal de internet gratuito"

Depois de 5  anos Descalvado receberá em definitivo o Programa Cidade Digital

Em 2012, Descalvado foi um dos 80 municípios  a ser contemplado pelo Ministério das Comunicações com o projeto Cidade Digital, através de um projeto encaminhado pelo governo Panone (2009-2012), quando Becão Reschini era vice-prefeito e agora como prefeito, assim como tem feito com vários projetos que estavam parados buscou agilizar mais esse. Na tarde de quinta-feira, 03, representante da empresa Petcom – Eletrônica e Telecomunicações foi recebido por Becão e Luiz Carlos Vianna que  anunciou o início da implantação da fibra ótica no município.

O projeto tem como objetivo a modernização da  gestão  municipal, o  acesso da população a serviços de governo eletrônico e o desenvolvimento local, viabilizando  a conexão entre os órgãos públicos com a instalação de equipamentos e softwares, suporte técnico, capacitação de pessoal local  e o fornecimento  de aplicativos nas áreas de gestão financeira, tributária, de saúde  e  educação.

Em síntese, os vários setores da administração  pública  farão uma grande economia no custeio do sistema de telefonia  e internet e a população terá acesso gratuito à internet em alguns pontos da cidade, como  praças, unidades de saúde, rodoviária e escolas. Por hora, o projeto inicial  aprovado para Descalvado contempla a liberação do sinal para a Praça Deolindo Zafalon  - no Jardim Belém, na Praça da Matriz – centro, e Parque Linear da FEPASA – Vila Melki.

Vale  ressaltar  que esse projeto também  teve grande empenho da Câmara de Vereadores, que lá  em 2009, tendo  Luiz Carlos Vianna como presidente da Câmara, foi o autor da Lei  Municipal  2990, que autorizava a inclusão digital no município, através do  Programa Cidade Digital. Para Becão  e Vianna a chegada de fato do Cidade Digital significa a colheita  de bons frutos plantados  no passado, que demorou mas chegou e é uma  grande honra de se concluir o que começaram.

A Petcom  trará sua equipe de trabalho na próxima semana que se instalará  na cidade até  a conclusão de implantação  de toda parte de cabeamento, tubulações específicas, equipamentos de proteção e os softwares necessários. A previsão é  de  que o sinal esteja operando  dentro de três meses, com  a devida liberação da vistoria técnica do  Ministério das Comunicações.

Na época do  envio  do  projeto ao Governo Federal, entre os critérios de  seleção das cidades contempladas se destacavam a capacidade gerencial  e técnica, sustentabilidade do projeto e expansão da rede, bem como o índice da receita corrente per capita da cidade, a disponibilidade de equipe de servidores públicos para treinamento, infraestrutura local, possibilidades de estabelecimento de parcerias para manutenção e operação do projeto, e a densidade domiciliar de acesso à banda larga.

A Petcom recentemente concluiu a implantação do Cidade Digital no município de Maricá, no Rio  de Janeiro e  está executando obras  em mais 23 municípios do Estado, neste momento, como por exemplo Ibaté.

O primeiro município no Estado a implantar o Cidade Digital foi Socorro. Sua atual administração pública garante  ter economizado 50% dos custos com internet, além de melhorar a comunicação com suas comunidades rurais e a agilidade na troca de informações entre os setores públicos.

Futuro

Becão e Vianna já vislumbram num futuro próximo,  a ampliação da rede  de fibra ótica  com recursos próprios da  administração para atender todos os bairros da cidade, dando o direito a todos de usufruir deste importante avanço tecnológico.

O primeiro ponto a ser  ampliado para o acesso gratuito à internet será  a Praça São Benedito, que hoje  recebe a Feira Legal duas  vezes na semana, o encontro de idosos diariamente, com grande frequência popular e vários comércios à  sua volta.

Publicado em:2017-08-07-16:20:39