Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 11/04/2017 09:04:24

"Secretaria de Saúde recebe certificado de contribuição em campanha de teste de HIV e Sífilis"

"No ano passado, durante a Campanha Estadual, Descalvado realizou 343 testes, dos quais apenas um deu positivo para HIV e três para Sífilis"

A Saúde  Municipal  de Descalvado recebe a  certificação de participação na 9ª Campanha Estadual de Testagem do HIV e da Sífilis – Fique Sabendo,  realizada de novembro a dezembro do ano passado, sob o  comando da diretora Municipal de Saúde Luíza Tinelli e da enfermeira responsável  pela Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana. O Governo do Estado certifica que o município contribuiu para o  enfrentamento  da epidemia  de HIV/AIDS e DST do Estado,  realizando  uma ação  estratégica para a ampliação do diagnóstico precoce das doenças.

A campanha é  realizada todo ano no mesmo período, através do Programa Estadual de DST/AIDS-SP , com encerramento em 1º de dezembro, data que se comemora o Dia Mundial da AIDS.

Nesta campanha, Descalvado realizou 343 testes rápidos, dos quais apenas um deu positivo HIV e três positivos para sífilis. Segundo as informações da Secretaria Municipal de Saúde, esses pacientes  já se encontram em tratamento na Vigilância Epidemiológica.

“Hoje, no nosso município estão em tratamento 48 pacientes, mas sabemos que o número é bem maior (notificado SINAN- Sistema de Informação de Agravos de Notificação), pois têm os que não fazem tratamento nenhum ou preferem  fazer tratamento em outras cidades”, explica a enfermeira Lourdes.

Por que fazer o teste de AIDS

De acordo com relatos da Saúde Municipal, saber do contágio pelo HIV precocemente aumenta a expectativa de vida do soropositivo. Quem busca tratamento especializado no tempo certo e segue as recomendações do médico ganha em qualidade de vida.

As mães soropositivas têm 99% de chance de terem filhos sem o HIV se seguirem o tratamento recomendado durante o pré-natal, parto e pós-parto.

A orientação é para quem passou por uma situação de risco, como ter feito sexo desprotegido ou compartilhado seringas, é de que faça o exame, que pode ser feito de forma anônima.

Além da coleta e da execução dos testes, há um processo de aconselhamento, antes e depois do teste, para facilitar a correta interpretação do resultado pelo paciente. O testes são realizados  no Centro de Saúde “Dr. Vital Brasil” ( Rua Bezerra Paes 221 – Centro) de segunda a sexta das 8 às 10h30 e das 14 às 16h.

O diagnóstico

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito a partir da coleta de sangue. No Brasil, os exames são laboratoriais e os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, através da coleta de uma gota de sangue da ponta do dedo. Esses testes são realizados gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A infecção pelo HIV pode ser detectada com, pelo menos, 30 dias a contar da situação de risco. Isso porque o exame (o laboratorial ou o teste rápido) busca por anticorpos contra o HIV no sangue. Esse período é chamado de janela imunológica.

Publicado em:2017-04-11-09:04:24