Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 17/07/2017 14:58:30

"Câmara aprova a criação de 40 cargos e Prefeitura deve realizar concurso público"

"O projeto suprime a criação de vagas para agentes de endemias, função que pode ser exercida pelo agente de saúde. Aprovação do projeto de lei só foi possível devido à queda no índice prudencial de gastos com pessoal"

Depois de ser derrubado pela unanimidade da Câmara Municipal, no início  do ano (06 de fevereiro), nesta semana a mesma Câmara aprova o Projeto de Lei do executivo nº 53/2017, que trata da ‘criação de empregos públicos de provimento efetivo de agente comunitário de saúde, bem como a abertura de vagas’. A partir da aprovação da criação  de 40 vagas, a administração Becão Reschini  e Luiz Carlos Vianna  deverá providenciar a elaboração de edital de  concurso  público.

No início do ano  o legislativo e viu impossibilitado de aprovar a  criação dessas vagas de trabalho, devido à  folha de pagamento da Prefeitura estar acima do  limite prudencial permitido por lei, 51,3%.

Com o incessante trabalho austero da gestão com os gastos públicos  e economias  feitas, justamente com pessoal, o  primeiro quadrimestre  de  2017 fechou com o índice prudencial reduzido de  50,17%, o que permite a criação dos novos cargos de empregos, que deverão ser preenchidos mediante realização de concurso público.

Até o fim desta semana o prefeito  deve sancionar  a Lei e iniciar os trâmites previstos para a  realização do edital do concurso público,  abertura  das inscrições e realização das provas. Todo o processo ainda  deve demorar uns quatros meses.

Os agentes  comunitários de saúde cumprirão cargas horária de 40 horas semanais, com referência salarial “3 A/R”, que corresponde  a R$ 1.138,12, em regime de contrato de trabalho pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Os interessados em se preparar para o concurso devem  ter a escolaridade de 2º grau completo (Ensino  Médio)  e analisar as condições de atender o que reza o  rol de  atribuições da  função, que são 21 itens.

Saúde tem cumprido o TAC  e demite até 4 agentes por mês

A diferença do projeto agora aprovado com o anteriormente rejeitado pela Câmara é de que não haverá mais a especificação para a vaga de agente de endemias, serão apenas  vagas para agentes comunitários de  saúde, mas que poderão realizar o trabalho do agente  de  endemias, que também pode ser executado por integrantes da Vigilância Sanitária.

A função de agente comunitário de  saúde vem sendo realizada por pessoas contratadas através da Associação da Irmandade da Santa Casa, que está sob intervenção do poder público desde meados de 2014, e  no ano passado, o poder público assinara  junto ao Ministério Público de Descalvado (MP), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) se comprometendo a regularizar essas contratações por meio de concurso público.

Os  agentes de saúde foram contratados para atuarem nos Postos de Saúde do município, dentro do Programa Saúde da Família (PSF), com recursos 100% oriundos dos cofres públicos, embora contratados por uma Associação, que no  entendimento do  MP é irregular, pois um dos motivos de sua criação era justamente o de burlar a realização de concurso público e empregar pessoas nas unidades de saúde. Além disso,  a Associação já foi  alvo de várias denúncias de desvio de dinheiro.

Desde a assinatura do  TAC, a Secretaria Municipal de Saúde vem cumprindo as determinações de demitir mensalmente quatro agentes, dentre os  contratados pela Associação para que as vagas sejam preenchidas por pessoas concursadas. Dos 150 contratados que já chegou ter  a Associação, hoje não passa de 70.

A meta  após  a realização do concurso é de se contratar dois agentes de saúde por mês, dentre os aprovados e encerrar de vez as atividades da Associação, pois o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo aponta a prática como irregular. O prazo de cumprimento do TAC é até 31 de dezembro de 2019, seu descumprimento recairá em multa diária de no mínimo R$ 1.000,00 por dia.

Publicado em:2017-07-17-14:58:30