Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 09/10/2017 15:56:32

"Outubro rosa: UBS’s têm programação de coleta de Papanicolau e mamografia todos os dias"

"Meta da Saúde Municipal é realizar até 400 exames de ‘papa’ durante o mês de outubro. No ano passado, ao todo foram feitos 3.400 exames "

O mês de outubro é um período  especial, por vários motivos: além  da comemoração do Dia das Crianças e da Padroeira do Brasil – Nossa Senhora de Aparecida, é o mês  reservado  mundialmente para ações de conscientização  e combate  ao câncer de mama. Desde o dia 1º, todo mundo  está de rosa, a cor que representa a Campanha de Prevenção e do Diagnóstico de uma das doenças que mais matam mulheres todo  ano.

Nesse sábado, 07, todas  as unidades de  básicas de saúde (UBS) de Descalvado  estarão abertas para a Campanha de Coleta do Papanicolau – exame preventivo contra o câncer  de colo de útero. As unidades funcionarão das 13 às  17h e também estarão recebendo  os pedidos e liberação  de guias para os exames  de mamografia, de  mulheres  acima dos 40 anos de idade.

Cada unidade de saúde fez sua programação independente acrescentando atividades paralelas e gratuitas, como por exemplo, cuidados com a beleza, palestras sobre a saúde da mulher com o sorteio de vários  brindes. No dia  1º de novembro, as mulheres que participaram da coleta do ‘Papa’ e da mamografia concorrerem a um sorteio final.

A Secretaria  Municipal de Saúde fez uma programação para durar o  mês  todo em todas  as unidades, com o intuito de  atingir  a meta de coleta do Papanicolau que  deve chegar nesse ano em 3.468 exames, aproximadamente o mesmo número de 2016.

De acordo com os dados apresentados na última audiência Pública, de janeiro  a  setembro, Descalvado realizou 2.433 exames e espera-se atingir em torno de 400 exames durante o Outubro Rosa.

‘Passeata do Bebê’ - no dia 21 de outubro, sábado, o Programa Primeiríssima Infância se une ao Outubro Rosa e realizará a ‘Passeata do  Bebê’, também preconizando o ‘Novembro Azul’ – conscientização sobre o  câncer  de próstata.

A saída da passeata será da Praça do Jardim  Velho, às 9h, com destino  à Praça  de São Benedito, onde acontecerão  várias atividades voltadas  às  famílias. O Primeiríssima Infância está trabalhando o slogan “Se mudarmos  o começo da história, mudamos a história  toda”.

Programação  das UBS

Centro de Saúde

*dia 07 - das 13 às 17h  - coleta de Papanicolau e solicitando mamografia para mulheres  a partir de 40 anos, com sorteio de brindes às participantes

*dia 07 – também  serão realizados testes rápidos para detecção de hepatites, HIV e sífilis