Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 31/05/2017 11:35:40

"Descalvado certifica três empresas com o selo do SIM"

"O Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal e Vegetal foi criado em 2012, mas só no ano passado que conseguiu certificar a primeira empresa. Este ano, Becão já entregou mais dois certificados dando mais segurança alimentar aos consumidores"

Descalvado certifica três empresas com o selo do SIM

Criada em 16 de outubro de  2012, a  Lei Municipal 3.622, que dispõe sobre a Criação do Serviço de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal e Vegetal – S.I.M,  subordinado à Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), Descalvado já conta com pelo menos três empreendedores credenciados pelas referidas normas.

Em maio do ano passado, a família Prescinotti, produtora do ‘Queijo D’Albina’ foi a primeira a receber a certificação, para que o produto pudesse ser comercializado no varejo local,  aumento a arrecadação municipal,  além de garantir qualidade e  segurança  aos consumidores.

No mês de março deste ano, a Distribuidora de Carnes CORAM, de  propriedade do empresário Maurício Coradini de Oliveira foi a segunda empresa a receber a certificação entregue pessoalmente pelo prefeito Becão Reschini.

No início do mês de  maio, o frigorífico Cordeiro Alvorada, da família Bortoletto foi a terceira empresa a receber o SIM. O prefeito Becão aproveita  a oportunidade para parabenizar a todos os empresários e suas  famílias envolvidas no processo de conquista do SIM, pela  geração de emprego e renda e pela qualidade dos produtos que estão sendo comercializados.

O próximo passo de algumas empresas é o cadastramento no  Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Estado de São Paulo – SISP, para a  ampliação  das  vendas para todo o Estado  aumentando as divisas com Descalvado. “Isso é o que precisamos, que pequenas empresas venham a somar na  geração de emprego  e renda”, falou o prefeito que está com as portas abertas para auxiliar o microempreendedor em suas conquistas.

Outros empreendedores  de Descalvado estão  no processo de certificação do  SIM, o que garante a comercialização legal em qualquer ponto de venda do município.

Entreposto de cortes suínos foi a  2ª empresa a receber o SIM

Há 15 anos no  ramo de carne suína, Coradini cria o Entreposto CORAM, especializado na comercialização de carcaças suínas e agora,  dentro das normas sanitárias do certificado do SIM, realizou todas as adequações e instalações necessárias para a produção de cortes, embutidos e defumados da marca SABOROSA.

O Entreposto está localizado na Av. Guerino Osvaldo, no centro da cidade e conta com a colaboração da médica Veterinária  Kelly Crivellari e do coordenador de Produção o sr. José Antônio Xavier, que através de dedicação e comprometimento trabalharam durante  meses para registrar e disponibilizar produtos alimentícios de origem animal, com segurança alimentar proporcionando  produtos de qualidade ao consumidor.

O caminho para esta conquista é longo e árduo, pois todas as etapas de produção devem respeitar o meio ambiente, os colaboradores envolvidos e principalmente o consumidor final.

“Nosso objetivo é divulgar e desmitificar a carne suína, valorizar e treinar técnicos e colaboradores através dos princípios das boas práticas de fabricação conhecendo a origem e a qualidade das matérias-primas, produzindo assim alimentos com qualidade superior ao da concorrência”, explica o  empresário.

Com a logomarca SABOROSA, o Entreposto produz linguiça suína (caipira, pernil e picante), tender injetado, joelho, bacon, costela suína congelada, costelinha defumada, panceta congelada, toucinho, pernil sem osso congelado, pernil com osso congelado, pernil com osso e pele congelado, carré, lombo, copa lombo, pernil dianteiro sem osso, pernil dianteiro (paleta), banha e torresmo.

Frigorífico de ovinos é o 3º a receber o SIM

A família Bortolleto buscou aprimorar a qualidade de seu produto final – “Cordeiro Alvorada”, com atividade comercial iniciada  em 2002, e que dependia das instalações de  frigorífico  de terceiros, para  investir na construção de um frigorífico próprio, para o abate de ovinos. O frigorífico começou a ser construído  na estrada vicinal José Perna Sobrinho e, assim que o SIM foi incorporado no  município, o  sr. Osvaldo Bortoletto Neto procurou pela SEAPA para se adequar às normas  sanitárias.

Toda instrução dada pela Secretaria e os profissionais envolvidos contribuiu para a finalização do frigorífico, atendendo todas as exigências da Lei 3.622 de 16 de Outubro de 2012.

Com a entrega do SIM, também concretizada pelo prefeito Becão, a empresa está  ápta a realizar o abate e cortes de ovinos, gerando 21 subprodutos registrados.

Além da qualidade do abate e corte da carne, a família Bortoletto tem mais um diferencial que ressalta ainda mais a segurança dos produtos e seus subprodutos que é a reposnabilidade em criar os reprodutores e matrizes em sua propriedade, que são de alta qualidade genética.

Publicado em:2017-05-31-11:35:40