Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 08/01/2019 10:29:54

"CRATS e Controle de Vetores passam a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira, dia 7"

""

CRATS e Controle de Vetores passam a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira, dia 7


O Centro de Regulação, Auditoria e Transporte Sanitário (CRATS) e o Serviço de Controle de Vetores – vinculados à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado – estarão atendendo em novo endereço a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de janeiro. O novo local de atendimento é o antigo prédio do CEME (próximo do Centro de Saúde Dr. Vital Brasil), localizado na Rua José Rodrigues Penteado, 185, no centro.

O CRATS realiza o cadastramento e agendamento diário dos pacientes e acompanhantes que necessitam do Transporte Sanitário para atendimento de procedimentos de média e alta complexidade em diversas cidades do estado de São Paulo. Descalvado  tem como referência para atendimentos de seus pacientes 19 cidades, a saber: Américo Brasiliense, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Ilha Solteira, Jaú, Matão, Piracicaba, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro, Sorocaba e Sumaré, das quais sete delas recebem pacientes de Descalvado diariamente: Araraquara, Américo Brasiliense, Barretos, Campinas, Jaú, Ribeirão Preto e São Paulo.

Já o Serviço de Controle de Vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico ou ambiental e químico.

Dentre as principais atuações do serviço está a orientação a população para preservação da higiene ambiental,, bem como o controle larvicida, especialmente do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. Utilizando-se de métodos que eliminam ou reduzem as áreas onde os vetores se desenvolvem – como a remoção da água estagnada, a destruição de pneus velhos e latas que servem como criadouros de mosquito – o serviço também promove, periodicamente e com auxílio de um grupo de especialistas nas áreas de entomologia, controle vetorial e gestores, reuniões para avaliação de resultados dos estudos realizados e recomendar ações para o controle vetorial.

Ambos os serviços funcionavam no prédio localizado na Rua José Bonifácio, 758 (próximo da Rodoviária), imóvel este que deixará de ser alugado pela Prefeitura, gerando também uma nova economia para os cofres públicos.

O telefone do CRATS é o (19) 3583-4408, e do Controle de Vetores é o (19) 3593-1576.

Publicado em:2019-01-08-10:29:54
Fonte: Assessoria de Comunicação