Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 24/01/2017 22:58:21

"Secretaria Municipal de Educação deverá abrir salas de aulas para o EJA 2017"

"Escolas do Ensino Fundamental - Ciclo II estão abertas para registrar a intenção de matrículas dos interessados a partir dos 16 anos completos"

Secretaria Municipal de Educação deverá abrir salas de aulas para o EJA 2017

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descalvado (SEEC) está convidando os jovens que tenham 16  anos de idade completos e que ainda não terminaram o Ensino Fundamental Ciclo II (6º ao 9º ano - antiga 8ª Série) que procurem pelas escolas municipais mais próxima para manifestarem interesse e intenção de matrícula. Dependendo da demanda as salas de aulas poderão ter início juntamente com o ensino regular, no próximo dia 07 de fevereiro, no retorno às aulas.

A administração municipal quer retornar o  funcionamento do EJA – Educação de Jovens e Adultos – no período da noite, nas escolas: EMEFs Caic Dr. Cid Muniz Barreto, Padre Orestes Ladeira, Profº Andrelino Casare, Profª Edna Maria do Amaral Marini e Profª Maria Sylvia Traldi De Marco.

Segundo o secretário e prof. Marco Pratta, a proposta é fazer  salas multisseriadas de Ciclo II do Ensino Fundamental (6º ao 9º Ano), uma vez que a cidade tem apresentado nova demanda. “Qualquer aluno, que não tenha o Ciclo II completo, em qualquer ano, pode frequentar essa sala, desde que tenha 16 anos de idade completos ou que esteja para completá-los”, explica.

Haverá uma professora que irá trabalhar com a turma de forma multidisciplinar, garantindo a continuidade dos estudos. “Caso tenhamos muitos alunos, até será possível abrir uma sala de 6º/7º ano e  outra sala de 8º/9º ano. Vai depender da demanda”, acrescenta prof. Pratta.

No passado, a rede municipal possuía salas de EJA nas escolas do CAIC e Coronel Tobias, para o Ensino Fundamental Ciclo I (1º ao 5º ano). Na atualidade, a  Escola Estadual José Ferreira da Silva possui o EJA de Ensino Médio e a Faculdade Uninter oferece o EJA completo mediante pagamento de matrícula e parcelas a serem pagas por mês.

A SEEC está  realizando um levantamento da demanda para o  funcionamento do EJA. Os interessados devem procurar pelas escolas municipais relacionadas acima, munidos do documento original de identidade – RG.

De acordo com orientação da  Diretoria Regional de Ensino de São Carlos, Descalvado poderá abrir a sala do EJA no sistema online para a efetivação das  matrículas, mas tudo dependerá do volume da manifestação dos interessados e o ideal será que a sala comece a funcionar juntamente com o início das aulas do ensino regular, no próximo dia 07 de fevereiro.

Publicado em:2017-01-24-22:58:21