Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 10/07/2019 10:27:29

"Secretarias de Obras e de Educação deram início à reforma do prédio que abriga a Biblioteca Pública Municipal"

O prédio da Biblioteca Pública Municipal “Gerson Álfio de Marco”, localizado na Avenida Guerino Oswaldo, no centro da cidade - e que também sedia a Secretaria de Educação e Cultura (SEEC) - está passando por uma reforma. Em função de problemas estruturais no telhado, com sérias consequências em termos de conservação do edifício, todas as telhas estão sendo trocadas, bem como as calhas e a realização da manutenção das esquadrias. Após a finalização destes serviços, o prédio receberá uma nova pintura.

O edifício atual foi inaugurado em julho de 1963, na gestão do prefeito Deolindo Zaffalon (1960–1963), sendo que no andar térreo funcionava a Prefeitura e no andar superior a Câmara Municipal. Ele substituiu um grande casarão construído na segunda metade do século XIX, que acompanhava toda a Rua do Comércio, depois Rua 13 de Maio (atual Guerino Oswaldo), que se estendia do cruzamento com a Rua Amâncio Penteado até quase a esquina da atual Rua Cel. Arthur Whitacker. Além disso, o prédio primitivo também abrigou o Grupo Escolar “Coronel Tobias”, entre os anos de 1903 a 1911.

Em 1988, foi inaugurado o novo prédio da Prefeitura e em 2004 o novo prédio da Câmara Municipal, com as respectivas mudanças de endereço. Em 2006 a Secretaria de Educação e Cultura foi transferida para o prédio atual.

A obra em questão faz parte de um conjunto de outras que já foram ou serão iniciativas, tal como a reforma da EMEI “Mário Franceschini”, no Jardim Belém, cujo projeto inicial está sendo finalizado, o fechamento da quadra da EMEF “Profº Francisco Fernando Faria da Cunha” e a pintura de várias unidades escolares, em especial as escolas de Educação Infantil (Pré-Escola).

Publicado em:2019-07-10-10:27:29