Notícias

Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 19/06/2017 16:17:56

"Museu de Descalvado comemora 5 anos de fundação"

"Várias atividades culturais estão programadas a partir do dia 20 de junho. Haverá noite de autógrafos com a escritora Cida Alfieri, no dia 30."

Museu de Descalvado comemora  5  anos  de fundação


Inaugurado em final  de junho de 2012, o  Museu Público  Municipal de Descalvado foi fundado com o intuito de preservar as tradições culturais da cidade  e neste mês completa seu quinto aniversário com várias atividades culturais a partir do dia 20, terça-feira, com um espetáculo teatral “Memórias Póstumas de Brás Cubas” (Machado de Assis) e realização de oficinas.

A atividade do dia 20, apresentação de espetáculo teatral seguido de uma oficina de escrita criativa, baseada na obra de machado de Assis terão vários horários: 10h, 14h e 16h.

No dia 28, quarta-feira, das 8 às 12h será ministrada uma oficina “Possibilidades Educacionais em Museus de História, através do  Museu da Imigração,  com inscrições disponíveis através do e-mail: inscricao@museudaimigracao.com.br .

No dia 30, sexta-feira, haverá uma noite  de autógrafos, com a escritora Cida Alfieri, apresentando seu novo trabalho, o livro “Quem tem fé tudo pode” – uma biografia do Padre José Antonio, da cidade de Dourado (SP), às 19h.

No próximo dia 1º, sábado, haverá  uma apresentação especial do Grupo Galhofas, uma performance “Ruídos”, com início às  11h, na Praça da Matriz  e encerramento nas dependências do Museu.

 

Cinco anos de fundação

Localizado no Centro de Convivência Prof.ª Maria Aparecida Fioroni Kastein, popularmente conhecido como Fepasa, na Rua Dom Pedro II, o Museu conta com mostras itinerantes sobre episódios relevantes da história da cidade e sobre tradições da sociedade local. Dentre seu acervo permanente, oferece coleções de descalvadenses ilustres como a ex-jogadora de basquete Maria Helena Cardoso, do ícone do rádio no Brasil Nhô Totico - humorista Vital Fernandes da Silva, do qual conta com aproximadamente 5 mil objetos, entre móveis, documentos, fotografias, prêmios e cartas trocadas com celebridades e autoridades políticas de importância nacional e com amigos e fãs da cidade-natal.

O Museu mantém em exposição permanente a coroa e os vestidos usados na procissão da Festa do Divino, além da história do ciclo de café na região e a expansão ferroviária daquele período. Estes  são os principais elementos expostos.

Publicado em:2017-06-19-16:17:56
Fonte: Assessoria de Comunicação