Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 24/04/2017 15:32:40

"Parceria entre Assistência Social e Sindicato Rural proporciona capacitação para aumentar a renda familiar"

Em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS), o Sindicato Rural de Descalvado e SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural realizaram importantes cursos para a comunidade local. Nos dias 3 e 4 de abril o instrutor do SENAR Eduardo Perez ministrou o curso sobre “Ética nas Relações Interpessoais e de Trabalho” para 15 pessoas, nas dependências do PLIMEC - Centro Comunitário ‘Dr. Alberto Sundfeld’. Já nos dias 6 e 7 de abril foi a vez do curso de “Processamento Artesanal de Pães” para mais 30 pessoas.

Os cursos, sob a coordenação de Marly Furtado do setor de cursos do SENAR/ Sindicato, duraram dois dias cada, com dedicação em tempo integral dos participantes das 8 às 12h e das 13 às 17h, que recebem café da manhã, almoço e lanche da tarde gratuitamente.

Segundo o instrutor Perez, o curso sobre ética tem como objetivo auxiliar o grupo de pessoas que participaram do curso de “compotas de doces” – também ministrado pelo SENAR, para que neste momento de crise seja possível ter criatividade e gerar novas oportunidades de renda familiar. A meta do grupo é formar uma Associação ligada a vários seguimentos, que possa unir pessoas e compartilhar conhecimentos e experiências. “Essa associação vai englobar a questão familiar e também questões do trabalho”, explicou Perez.

A instrutora Mirna Pikel Perez - engenheira de Alimentos – ministrou o curso de Processamento Artesanal de Pães. Foram ensinadas receitas de pães enriquecidos, com vários tipos de farinhas, pães doces e salgados e recheados. O objetivo principal deste curso foi capacitar as famílias para que possam confeccionar seus próprios pães, colaborando assim no orçamento familiar.

A primeira dama do município e secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Maria do Carmo Reschini esteve acompanhando de perto as etapas do curso e participou de uma confraternização ao final, juntamente com a diretora Municipal da Agricultura, Cristina Castiglioni, apreciando a exposição de todas as gostosuras confeccionadas durante o curso. A meta é que cada vez mais haja esta integração entre o Social e entidades parceiras para qualificar pessoas em atividades que possam trazer resultados rápidos, sem grandes investimentos e com benefícios à população de baixa renda.

Publicado em:2017-04-24-15:32:40