Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 14/01/2022 15:22:09

"Departamento Municipal de Trânsito anuncia mudanças de pontos de ônibus"

Departamento Municipal de Trânsito anuncia mudanças de pontos de ônibus

O Departamento de Trânsito da Prefeitura Municipal de Descalvado anunciou que a partir da próxima segunda-feira (17), ocorrerão ao menos quatro alterações em pontos de ônibus do serviço de transporte de passageiros intramunicipal (circular), atualmente prestado pela empresa Realidade Transportes e Turismo Ltda. Segundo informou o órgão de trânsito, visam a melhoria do sistema e não deve afetar nenhum usuário do sistema.

A primeira e mais significativa das 4 mudanças acontecerá no Bairro Jardim Albertina, na zona leste da cidade. Atualmente com 3 pontos de parada localizados a cerca de 50 metros um do outro - sendo um na Rua Goiás, outro na Rua Bahia e mais um na Avenida da Saudade -, a alteração se dará no último deles, sendo o mesmo transferido para a Rua Minas Gerais (ao lado da passarela Thereza Corradi Calza), o que também fará com que o veículo que faz o transporte de passageiros altere seu itinerário para a Rua Rio Grande do Sul, e não mais pela Avenida da Saudade. A mudança se justifica primeiro em razão da proximidade dos 3 pontos atualmente instalados, como também para melhor atender os usuários que residem no Bairro Ricardo Cesar.

A segunda mudança será a eliminação do ponto existente na Avenida Lázaro Timotheo do Amaral (no sentido bairro x centro), localizado entre as ruas Padre Luiz Soriano e Antonio Vilela, no bairro Santa Cruz. O ponto instalado naquele local está irregular, pois além de localizar-se em avenida de grande declive e fluxo, também existe a proibição de estacionar veículos naquele trecho da via.

A terceira alteração ocorrerá no ponto de parada localizado na Rua Padre Jeremias José Nogueira, na altura do número 387, no Bairro de São Sebastião. O ponto será deslocado para cerca de 50 metros acima, de forma com que não fique mais defronte à um imóvel residencial.

Por fim, a quarta e última alteração também acontecerá no Bairro de São Sebastião, porém na altura do número 90 da Rua Cônego Manoel Alves. O ponto existente no local localiza-se em um estacionamento de carros com ângulo de 45ª, impedindo que o veículo de transporte de passageiros estacione de forma regular na via pública. O novo ponto será instalado a cerca de 50 metros de onde atualmente está instalado, na altura do número 173 da Rua Primo Fachini.

LOMBOFAIXA

Outra intervenção que será colocada em prática nos próximos dias pelo Setor Municipal de Trânsito será a construção de uma nova lombofaixa na Avenida Lázaro Timótheo do Amaral, na altura do supermercado Titi.

A lombofaixa (ou faixa elevada) uma faixa de pedestre acima do nível da rua e alinhada com a calçada, como uma lombada, da qual serve para priorizar a passagem de pedestres, tornando a travessia mais segura. Elas oferecem além da elevação, uma sinalização especial, indicando a diminuição de velocidade. Na maioria dos casos, o dispositivo é instalado em áreas escolares (como é o caso da escola do SESI) ou em áreas comerciais com grandes travessias de pessoas, como é o caso do supermercado localizado no Bairro Santa Cruz.

Criada com o intuito de proteger a travessia entre pedestres, pois quando eles estão em um patamar elevado, a visualização fica mais clara, a faixa elevada também pode servir como uma barreira física para a manutenção da velocidade dos veículos.

Para a instalação da lombofaixa, o trânsito da avenida Lázaro Timotheo do Amaral sofrerá uma pequena alteração. Para os veículos de pequeno e médio porte, haverá um desvio pelas Ruas Thereza Bazagli Fregonezi, Luis Marini e Talé Fabrício. Já para os caminhões e veículos pesados que circularem no sentido zona rural – área urbana, o desvio acontecerá pela estrada municipal (rural) DCV-349 (na altura da Granbiagi e próximo à torre de retransmissão de TV), com saída pela Rua Alexandre Borin, no Bairro Bela Vista.

A previsão é de que os serviços sejam concluídos no prazo de uma semana.

Publicado em:2022-01-14-15:22:09