Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 17/07/2017 17:11:32

"Estão abertas as inscrições para o EJA Ciclo I e Ciclo II do Ensino Fundamental"

"Para quem queira antecipar a certificação do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em agosto estarão abertas as inscrições para o ENCCEJA 2017"

Estão abertas as inscrições para o EJA Ciclo I e  Ciclo II do  Ensino Fundamental

Depois de concluir o primeiro semestre do EJA 2017 – Educação de Jovens e Adultos, do 6º ao 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental Ciclo II, com 71 alunos, a  Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Descalvado [SEEC] está com novas inscrições abertas até o dia 21  de julho,  sexta-feira, das 9 às 15h, na EMEF Coronel Tobias. Também estão abertas as inscrições para a conclusão do Ciclo I, de  1º ao 5º ano.

Neste primeiro semestre os inscritos foram divididos em  duas turmas, uma  de 6º e 7º anos e outra de 8º e 9º anos. Para o próximo semestre, as aulas passarão a ser ministradas na EMEF ‘Profª Maria Sylvia Traldi De Marco’, no Bairro Morumbi, no período noturno.

Os interessados em concluírem os estudos tanto do Ciclo I quanto do Ciclo II do Ensino Fundamental devem ter no  mínimo 16 anos completos e apresentar no ato da inscrição o xerox do CIC, RG, certidão de nascimento ou certidão de casamento, comprovante de endereço e, os originais da declaração de escolaridade e uma foto 3 x 4 recente.

Neste momento as aulas escolares normais se  encontram em  recesso e devem retornar no próximo dia 24 de  julho. As aulas do EJA ainda estão sendo definidas.

Além do EJA, estará disponível este ano,  de  7 a 18 de agosto as inscrições para o ENCCEJA - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, tanto para o Ensino Fundamental (mínimo de 15 anos completos) quanto para o Ensino Médio (mínimo de 18 anos completos), através do endereço eletrônico http://portal.inep.gov.br/web/guest/encceja .

O ENCCEJA é oferecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O que é o ENCCEJA

ENCCEJA -  é um exame gratuito e de participação voluntária ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria.

Constitui-se em um exame para aferir as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos, incluindo o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

O edital  de abertura do ENCCEJA será divulgado no dia 24  de julho e as inscrições liberadas de 07 a 18 de agosto, com realização das provas no dia 08 de outubro.

Para o Estado  de São Paulo as provas serão realizadas nas seguintes cidades: Adamantina, Americana, Andradina, Araçatuba, Araraquara, Araras, Assis, Atibaia, Barretos, Barueri, Bauru, Birigui, Botucatu, Braganca Paulista, Caçapava, Caieiras, Campinas, Caraguatatuba, Carapicuíba, Catanduva, Cotia, Diadema, Embu das Artes, Ferraz de Vasconcelos, Franca, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guaratinguetá, Guarujá, Guarulhos, Hortolândia, Indaiatuba, Itanhaém, Itapecerica da Serra, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Itaquaquecetuba, Itatiba, Itu, Jacareí, Jandira, Jau, Jundiaí, Leme, Limeira, Marilia, Mauá, Mirante do Paranapanema, Mogi das Cruzes, Moji Mirim, Osasco, Ourinhos, Paulínia, Pindamonhangaba, Piracicaba, Poá, Praia Grande, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Rio Claro, Salto, Santana de Parnaíba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, São Vicente, Sertãozinho, Sumaré, Suzano, Taboão da Serra, Tatuí, Taubaté, Tupã, Valinhos, Várzea Paulista, Votorantim e Votuporanga.

Das provas do ENCCEJA

*Para o Ensino Fundamental: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e uma proposta de Redação; Matemática; Historia e Geografia; Ciências Naturais.

*Para o Ensino Médio (apenas para os brasileiros residentes no exterior): Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e uma proposta de Redação; Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As áreas do conhecimento foram estabelecidas a partir do currículo da Base Nacional Comum, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's).

A emissão dos Documentos Certificadores (Certificado e Declaração de Proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação que firmaram com o INEP o Termo de Adesão ao ENCCEJA Nacional, disponível no Anexo do Edital do Exame.

Publicado em:2017-07-17-17:11:32