Portal Descalvado | publicado 02/10/2017 09h56 | última modificação 05/06/2017 17:10:35

"Qualidade da água potável de Descalvado é registrada mensalmente no SISAGUA"

"Além de ser uma cidade abençoada pela quantidade de mananciais e não sofrer em épocas de seca, a água que chega à população é uma das melhores da região"

Qualidade da água potável de Descalvado é registrada mensalmente no SISAGUA

A água utilizada para consumo humano é um bem essencial que garante saúde e qualidade de vida à população, quando distribuída em quantidade suficiente e com qualidade que atenda ao padrão de potabilidade, estabelecida na legislação vigente. Descalvado é um dos municípios que atende a contento o que é exigido pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VIGIAGUA), realizando 11 análises de amostra de água por mês.

Para garantir os padrões de potabilidade, estabelecidos pela  Portaria do Ministério da Saúde, nº 2914/2011, o Programa é estruturado a partir dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenha um papel importante para garantir a qualidade e segurança da água para o consumo humano.

Em Descalvado, a Vigilância  Sanitária Municipal realiza mensalmente 09 coletas  de  amostras de água, do sistema de abastecimento público, para a  análise bacteriológica (coliformes) e análises organolépticas (cor  e turbidez) e, mais  duas amostras para análise físico-químico (flúor).

Segundo o chefe da Vigilância, José Aparecido Franceschini faz muito tempo que a cidade não apresenta qualquer problema com  a qualidade da água, principalmente no que  tange a questão dos coliformes, e o flúor e o  cloro se mantém  no limite exigido, os quais são verificados juntamente com a temperatura da água, no momento da coleta das  amostras.

Os dados resultantes  das  amostragens são cadastrados no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA), que tem como objetivo auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água destinada ao consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção de agravos e de promoção da saúde, previstas no SUS.

Coleta das  amostras

As amostras  são coletadas pelo chefe da Vigilância, Franceschini com o auxílio da agente de Saneamento, Marinês Venâncio Castro,  em pontos estratégicos que tenham longa permanência de públicos e que sejam  ponta  de rede.

A torneira deve jorrar água vinda diretamente do sistema de abastecimento. Os frascos com  as  amostras são etiquetados, colocados em caixa  térmica com gelo reciclável e encaminhadas para o Instituto  Adolfo Lutz, da cidade de Ribeirão Preto.

Com o  resultado dos laudos em  mãos é que a Vigilância Sanitária lança os dados no Sisagua. Além das amostras coletadas pela Vigilância, os dados são complementados pelo controle  da qualidade exercido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH). De acordo com dados do Ministério da Saúde, Descalvado está em dia com suas obrigações e o mais importante é a qualidade  da água apresentada.

Publicado em:2017-06-05-17:10:35